PODER DO VOTO

Legisla Brasil lança nova proposta para avaliação de parlamentares

O índice mostrou que o Distrito Federal foi a unidade da federação que teve, proporcionalmente, o melhor desempenho de seus parlamentares

Taísa Medeiros
postado em 01/08/2022 01:00 / atualizado em 01/08/2022 14:48
A proposta trazida pelo Legisla é de que os legisladores sejam avaliados em quatro eixos, dentro dos quais 17 indicadores são estudados -  (crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)
A proposta trazida pelo Legisla é de que os legisladores sejam avaliados em quatro eixos, dentro dos quais 17 indicadores são estudados - (crédito: Jefferson Rudy / Agência Senado)

O eleitor brasileiro, historicamente, preocupa-se muito mais com o voto que destinará ao representante do Executivo — especialmente no caso da presidência da República — do que com os representantes no Legislativo. Tal comportamento faz com que, por vezes, pouco se avalie e fiscalize o desempenho dos parlamentares, em especial senadores e deputados.

Para tentar mudar este cenário, o Legisla Brasil — sociedade sem fins lucrativos e suprapartidária que atua na seleção de profissionais para atuarem no legislativo — desenvolveu uma nova proposta para a avaliação dos parlamentares brasileiros.


O desenvolvimento metodológico e análise dos dados do Índice foi realizado por uma equipe multidisciplinar. A metodologia foi sabatinada por cientistas políticos, assessores parlamentares e por organizações da sociedade civil, totalizando 25 especialistas consultados. O modelo foi elaborado com os dados disponibilizados pelo portal Dados Abertos da Câmara dos Deputados e também pelo Governo Federal.

A proposta trazida pelo Legisla é de que os legisladores sejam avaliados em quatro eixos, dentro dos quais 17 indicadores são estudados. O eixo 1 analisa a produção legislativa, ou seja, a apresentação de projetos individualmente ou o protagonismo de autoria, bem como a relevância das autorias, além de avaliar a apresentação de emendas e substitutivos.

O segundo eixo de análise tange a fiscalização, pilar fundamental da atuação do Legislativo: quantas solicitações de informação foram protocoladas, bem como emendas orçamentárias e emendas empenhadas. O terceiro eixo proposto pelo Legisla observa a mobilização desses parlamentares. Ou seja, a avaliação comporta o número de cargos ocupados na legislatura e o número de requerimentos de Audiência Pública.

Por último, o quarto índice avalia o alinhamento partidário do legislador, observando se houve desvios da posição majoritária do partido. Os dados levam em conta todos os deputados federais e suplentes que assumiram a cadeira desde 2019 — um total de 574 parlamentares.

Conforme a fundadora do Legisla Brasil, Luciana Elmais, o índice tem o propósito de ser global, conseguindo assim realizar avaliações mais técnicas. “Ele consegue avaliar tecnicamente diferentes partes do trabalho parlamentar que outros não conseguiram capturar. Ele é todo feito com base em dados quantitativos, então, a gente não tem nenhum juízo de valor em cima do trabalho deles”, explica.

Para ela, o grande destaque do índice é a possibilidade de se avaliar todas as áreas que o mandato parlamentar deveria trabalhar de acordo com a Constituição. “Hoje a gente vota nas pessoas e não tem nenhuma forma de entender se ele está trabalhando bem ou mal. A gente fica consumindo o que os parlamentares produzem pra entender o que que eles tão fazendo, sem muitas vezes nem saber o que eles deveriam fazer. É uma forma do voto ser mais consciente e do gabinete conseguir melhorar os processos de trabalho dele ao mesmo tempo”, diz.

Centro-Oeste

No caso da região Centro-Oeste do país, um terço dos deputados tiveram, baseado nesses índices, desempenho bom ou ótimo. A proporção de parlamentares bem-avaliados da região está acima da média nacional de 23%. Na região, a média foi de 34% de deputados federais considerados bons e ótimos. Apenas dois estados da região registraram avaliações de deputados que ficaram entre os piores avaliados do país, com uma estrela: Mato Grosso do Sul e Goiás.

Do total de 43 parlamentares da região, 13,9% contabilizaram desempenho cinco estrelas; 20,9% pontuaram com quatro estrelas; 37,2% tiveram um desempenho de três estrelas, considerado mediano, 23,2% tiveram um desempenho de duas estrelas, considerado fraco, e 4,65% tiveram o desempenho de uma estrela, considerado ruim. Além disso, o índice mostrou que o Distrito Federal foi a unidade da federação que teve, proporcionalmente, o melhor desempenho de seus parlamentares. Dos oito deputados do DF, metade ficou com cinco estrelas, dois com quatro estrelas, um com três estrelas e um com duas. No grupo de cinco estrelas do DF estão Erica Kokay (PT), Luís Miranda (Republicanos), Paula Belmonte (Cidadania) e Julio Cesar Ribeiro (Republicanos). Já a nível nacional, 41 deputados foram avaliados com 5 estrelas, seguidos por 91 com 4 estrelas, 202 com 3 estrelas, 205 com 2 estrelas e 34 com 1 estrela.

Transparência

O mestre em ciência política e professor da pós-graduação do Ibmec-DF Danilo Morais enfatiza que o estabelecimento de indicadores para a avaliação do trabalho parlamentar é uma tarefa relevante para diminuir as assimetrias informacionais quanto aos candidatos e mandatários, mas que precisam ser extremamente transparentes. “A metodologia precisa ser evidenciada em detalhes, para que o público possa avaliar sua seriedade. Em se tratando de avaliação de políticos e grupos partidários, é preciso que a metodologia seja pluralista, para evitar, a pretexto de uma enganosa objetividade, a confirmação de certos interesses e vieses ideológicos”, salienta.

Para o cientista político do Insper Leandro Consentino é um bom sinal o fato desses dados receberem a devida atenção.

“Sobretudo para que as pessoas consigam acompanhar. Eleger, votar pro Legislativo e depois acompanhar o trabalho desses parlamentares. O índice vem em muito boa hora. Outra coisa boa que a gente tem que saudar é o fato dele ser multifacetado e multidimensional. Porque normalmente quando se fala de avaliar parlamentares, de avaliação do legislativo, muita gente cai no simplismo de pensar só na produtividade legislativa”, explica.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação