Eleições 2022

Moradores de favelas dizem ter tido melhor qualidade de vida nos governos Lula

Uma pesquisa feita em favelas divulgada hoje (09/08) revela que 48% diz ter tido melhores condições de vida durante mandatos de Lula; 21,15% preferem governo de Bolsonaro

*Isadora Albernaz
postado em 09/08/2022 20:40 / atualizado em 09/08/2022 20:41
Os dados são resultados de pesquisa feita em parceria do G10 Favelas com o Instituto Favela Diz -  (crédito: Ricardo Stuckert)
Os dados são resultados de pesquisa feita em parceria do G10 Favelas com o Instituto Favela Diz - (crédito: Ricardo Stuckert)

Cerca de 48% dos brasileiros que vivem em favelas declararam que tiveram melhores condições de vida durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com pesquisa divulgada nesta terça-feira (9/8). 21,15% apontam o mandato do presidente Jair Bolsonaro (PL) como o melhor, e pouco mais de 8% elegeram o de Fernando Henrique Cardoso (MDB). 


Os dados são resultados de pesquisa feita em parceria do G10 Favelas com o Instituto Favela Diz. De acordo com as organizações,  2 mil moradores de dezenas comunidades do país foram ouvidos por telefone entre 28 de julho e 4 de agosto. A pesquisa tem margem de erro de 2% para mais ou para menos e 95% de confiabilidade.


Quando questionados a respeito de qual seria a prioridade para o próximo presidente da República, quase 20% dos moradores de comunidades apontaram a geração de empregos. Os outros dois pontos mais importantes, na opinião dos entrevistados, são a melhora da saúde pública (17,38%) e a redução da inflação (16,31%).


O combate da pobreza e o acesso à educação de qualidade foram priorizados por cerca de 14% das pessoas. O enfrentamento da corrupção e o da pandemia e de outras doenças vieram logo em seguida nas respostas, com 8,85% e 4,61%, respectivamente.

Além disso, segundo a pesquisa, 61,5% das pessoas que vivem em favelas afirmam confiar nas urnas eletrônicas.

No que diz respeito ao nível de confiança em relação às informações sobre os candidatos que circulam na Internet e no WhatsApp, mais da metade (55,65%) dos entrevistados afirma que não confia e sempre checa as notícias. Em contraponto a esse grupo, 6,45% “confia muito e não verifica”. Um terceiro grupo, que compôs 37,9% das respostas, disse que confia “pouco” e “às vezes” verifica as informações.


Segundo uma pesquisa de 2021 feita pelo Instituto Locomotiva, em parceria com o Data Favela e a Centra Única das Favelas (Cufa), mais de 17 milhões de brasileiros vivem em favelas, representando 8% de toda a população do Brasil.


*Estagiária sob a supervisão de Pedro Grigori

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação