ELEIÇÕES 2022

Zema exonera 23 do gabinete do vice, que será seu adversário na eleição

Paulo Brant (PSDB), vice-governador de Minas, vai disputar as eleições como vice na chapa encabeçada por Marcus Pestana (PSDB), candidato ao governo mineiro

Matheus Muratori - Estado de Minas
postado em 11/08/2022 12:20
 (crédito: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)
(crédito: Gladyston Rodrigues/EM/DA Press)

Governador de Minas Gerais e candidato à reeleição nas eleições de outubro de 2022, Romeu Zema (Novo) fez uma "limpa" na equipe que compõe a vice-governadoria com exoneração de 23 servidores. A decisão foi oficializada na edição desta quinta-feira (11/08) do Diário do Executivo, dias depois de o vice-governador Paulo Brant (PSDB) ser confirmado como candidato à reeleição, mas em chapa encabeçada por Marcus Pestana (PSDB).

Entre os 23 servidores exonerados, está Estevão Fiuza. Ele é considerado homem forte na vice-governadoria, sendo até então o chefe de gabinete de Paulo Brant - eleito vice-governador em 2018 na mesma chapa de Zema, quando era filiado ao Novo.

Na disputa eleitoral deste ano, Zema terá como vice na chapa Mateus Simões (Novo). Simões, nome de confiança de Zema, foi vereador de Belo Horizonte de 2017 a 2020 e secretário-geral do Governo de Minas de 2020 até abril deste ano. O deputado federal Marcelo Aro (PP-MG) é o nome para o Senado.

Já Pestana vai ter, além de Brant, o vereador belo-horizontino Bruno Miranda (PDT) na disputa ao posto de senador por Minas. O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) chegou a cogitar a possibilidade de se candidatar ao cargo, mas tentará a reeleição à Câmara dos Deputados.

Eleições 2022

Além de Zema e Pestana, Alexandre Kalil (PSD), Carlos Viana (PL), Lorene Figueiredo (Psol), Renata Regina (PCB), Vanessa Portugal (PSTU), Indira Xavier (UP), Lourdes Francisco (PCO) e Cabo Tristão (PMB) se colocam na disputa pelo governo mineiro.

Já ao Sendo, fora Aro e Miranda, Alexandre Silveira (PSD), Cleitinho (PSC), Sara Azevedo (Psol), Dirlene Marques (PSTU), Naomi Coura (PCO), Pastor Altamiro Alves (PTB) e Irani Gomes (PRTB) são nomes em disputa por Minas.

As eleições acontecem em 2 de outubro. Caso necessário, o segundo turno ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação