Justiça eleitoral

Durante posse de Moraes no TSE, Campbell reforça confiança nas urnas

O evento conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros, parlamentares, magistrados, juristas, ex-presidentes e de presidenciáveis como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB)

Luana Patriolino
postado em 16/08/2022 20:19 / atualizado em 16/08/2022 20:45
Posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE -  (crédito: TSE/Reprodução)
Posse de Alexandre de Moraes como presidente do TSE - (crédito: TSE/Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse, na noite desta terça-feira (16/8), como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O corregedor-geral eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques, discursou em nome da Corte. Aos presentes, ele destacou que o país viveu um período turbulento e que acredita no trabalho dos empossados para lidar com as eleições de outubro.

"Nosso país é uma síntese perfeita, ou imperfeita, de nossas qualidades e de nossos defeitos. Posso dizer, contudo, que ter Alexandre de Moraes na Presidência do Tribunal Superior Eleitoral é uma forma muito peculiar de benigna interferência do destino em nossa história recente. Ninguém melhor do que o nosso novo Presidente do TSE, (ele) está talhado para conduzir as eleições de modo firme, imparcial, técnico, previsível e democrático", disse.

Confira também o discurso do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

Campbell destacou a confiabilidade do sistema eleitoral brasileiro e o trabalho do TSE para manter a harmonia entre os Poderes.

"A Justiça Eleitoral segue constitucionalizada e adotando modelo quase singular em todo o mundo, ela, eleições após eleições, prossegue sua vitoriosa caminhada histórica de legitimação popular permanente. Este Tribunal é um pequeno símbolo de um sentimento que não cabe nestas amplas e suntuosas instalações. Este Tribunal está em cada urna eletrônica, em cada mesário, em cada juiz ou juíza eleitoral, este Tribunal está no coração do povo brasileiro", afirmou.

"Ao seu lado estaremos todos nós que integramos esta Corte Superior de sufrágios. Vossa Excelência receberá do Ministro Edson Fachin um Tribunal em perfeita sintonia com a opinião pública, organizado administrativa e orçamentariamente de modo impecável e com um nível elevadíssimo de harmonia institucional entre seus integrantes", disse.

Na mesma cerimônia, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado como vice. Eles foram parabenizados pelo ministro Edson Fachin, que estava na presidência da Corte desde fevereiro. O evento conta com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL), ministros, parlamentares, magistrados, juristas, ex-presidentes e de presidenciáveis como Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação