Justiça eleitoral

Presidente da OAB ressalta Carta pela Democracia em posse de Moraes no TSE

Beto Simonetti defendeu urnas eletrônicas e a separação dos Três Poderes durante a cerimônia no Tribunal Superior Eleitoral 

Luana Patriolino
postado em 16/08/2022 20:43 / atualizado em 16/08/2022 20:44
Beto Simonetti defendeu urnas eletrônicas e separação entre os Poderes durante posse de Moraes no TSE.  -  (crédito: Reprodução/TSE)
Beto Simonetti defendeu urnas eletrônicas e separação entre os Poderes durante posse de Moraes no TSE. - (crédito: Reprodução/TSE)

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, ressaltou, durante cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o manifesto pela democracia lançado em todo país. A declaração ocorreu na noite desta terça-feira (16/8)

Confira também o discurso do corregedor-geral eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques. 

"Nele (no documento pela democracia), reiteramos o nosso compromisso com as atribuições conferidas pela Constituição à Ordem dos Advogados do Brasil: a representação da advocacia e a guarda do Estado Democrático de Direito. Nossas bandeiras são a defesa do modelo federativo, da divisão entre os Poderes, dos direitos e garantias fundamentais e do voto secreto, periódico e universal", disse.

O sistema eletrônico de votação é alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) e de apoiadores. O chefe do Executivo afirma, sem provas, que as eleições passadas foram fraudadas. Por conta disso, a USP e outras entidades lançaram manifestos em defesa da democracia e destacando o risco de um golpe no país. O documento recebeu mais de um milhão de assinaturas reiterando os dizeres da carta.

"Estado Democrático de Direito e advocacia não existem um sem o outro. Por isso, o acompanhamento sistemático das eleições é uma tarefa relevante para a OAB. Nos importa verificar a legalidade e a legitimidade de cada passo do processo eleitoral, desde o início até a posse dos eleitos pelo voto popular", disse Simonetti.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação