Eleições 2022

Entenda a "cola" que Bolsonaro escreveu na mão para o Jornal Nacional

O presidente levou quatro temas anotados na palma da mão esquerda. No entanto, não conseguiu emplacar nenhum dos assuntos

Pedro Grigori
postado em 22/08/2022 21:42 / atualizado em 23/08/2022 17:32
""Nicarágua, Argentina, Colômbia e Dário Messer": os temas escritos na ‘cola’ de Bolsonaro - (crédito: Reprodução/Rede Globo)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou de uma entrevista no Jornal Nacional da Rede Globo, nesta segunda-feira (22/8), e levou uma “cola” com quatro temas escritos na palma da mão esquerda. O chefe do Executivo escreveu de caneta azul "Nicarágua", “Argentina”, “Colômbia” e “Dário Messer”.

No entanto, se o objetivo era emplacar algum dos quatro temas anotados na mão, Bolsonaro não foi bem sucedido. A entrevista com William Bonner e Renata Vasconcellos abordou temas como democracia, pandemia, meio ambiente e economia.

O que significam as palavras?

No último dia 7 de agosto, o ex-senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro foi empossado como o 42º presidente da Colômbia — sendo o primeiro político de esquerda a assumir o cargo. A vitória deu força a “onda vermelha” na América Latina, que conta ainda com os presidentes Gabriel Boric (Chile), Andrés Manuel López Obrador (México) e Alberto Fernández (Argentina).

Bolsonaro já fez uma série de críticas ao presidente colombiano. "Olhem o que está acontecendo no Chile, para onde começa a ir a nossa Colômbia, depois da eleição de alguém que não tem Deus no coração", afirmou sobre o colombiano.

O caso da Argentina é ainda mais antigo. Bolsonaro já fez diversas críticas ao presidente argentino, Alberto Fernández, que por sua vez é um apoiador assumido de Lula (PT). O argentino apoiou o movimento Lula Livre e comemorou publicamente quando o ex-presidente brasileiro saiu da prisão, em novembro de 2019. 

Além disso, situação econômica da Argentina costuma ser utilizada por Bolsonaro e apoiadores para dizer que os governos de esquerda fracassaram na América do Sul.

Já Nicarágua, é um país controlado pelo governo autoritário de Daniel Ortega, que vem sendo associado a Lula por Bolsonaro e bolsonaristas. Na última semana, em culto em Juiz de Fora (MG), o presidente brasileiro disse que Ortega é “aliado” de Lula e que está perseguindo cristãos na Nicarágua.

O senador Flávio Bolsonaro também relacionou o brasileiro com o governo da Nicarágua. "Um aviso aos católicos e evangélicos: Na Nicarágua, o amigo de Lula, anda prendendo padre e fechando igrejas! Vigia!", escreveu. 

O último tema anotado é o nome de Dário Messer,  um grande doleiro investigado em mais de cinco ações na operação Lava Jato e condenado a 13 anos de prisão por lavagem de dinheiro. 

Série de entrevistas no Jornal Nacional


Bolsonaro foi o primeiro convidado da série de entrevistas promovida pelo telejornal com os presidenciáveis com melhor desempenho na pesquisa Datafolha de 28 de julho. A ordem das sabatinas foi estabelecida por meio de sorteio.

Depois de Bolsonaro, Ciro Gomes (PDT) será entrevistado na terça-feira (23/8); Lula (PT) na quinta (25/8), e Simone Tebet (MDB) na sexta (26/8). André Janones (Avante) seria o quinto candidato a participar da série, mas retirou a candidatura para apoiar Lula no primeiro turno.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação