ELEIÇÕES 2022

Horário eleitoral começa nesta sexta: confira 10 propagandas inusitadas

As propagandas eleitorais na TV e rádio começam na sexta-feira (26/8) e vão até 29 de setembro. A ordem e tempo de partidos ou coligações foram estabelecidas pelo TSE

Correio Braziliense
postado em 25/08/2022 22:22
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB)

Propagandas eleitorais são mais um meio de o candidato se comunicar com o eleitor. Na TV e no rádio, o horário eleitoral começa nesta sexta-feira (26/8) e vai até 29 de setembro. A cada eleição, é comum surgirem candidatos com propagandas inusitadas, com estética e falas que miram o cômico a fim de causar algum impacto nos eleitores. Confira a seleção de 10 momentos inusitados em campanhas eleitorais.

Tiririca

O deputado federal Tiririca se candidatou pela primeira vez em 2010. À época, ele foi eleito com 1,3 milhão de votos e foi o deputado mais votado do país. Na propaganda eleitoral daquele ano, ele disse uma frase que viralizou e é meme até hoje. "O que faz um deputado federal? Na realidade, eu não sei, mas vote em mim que te conto. Vote no Tiririca, pior que está não fica", dizia a campanha.

Tiririca em 2018

Já em 2018, após afirmar que não concorreria nas eleições, o humorista se candidata e grava outra propaganda inusitada. "Adivinha quem voltou? Duvido vocês adivinharem, fui eu, o Tiririca".

Nairon

Em 2020, o candidato Nairon concorreu ao cargo de vereador pelo PTB na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Ele usou o clipe da All Night Long (All Night), de Lionel Richie, parodiando a letra.

Jane do Ovo

Também em 2020, Jane Cristina de Souza, conhecida como Jane do Ovo, concorreu ao cargo de vereadora pelo PTC no Rio de Janeiro. Na propaganda eleitoral, ela pediu voto ao gritos segurando um ovo.

Emanoel dos aposentados

Em 2006, Emanoel Bastos Nogueira foi candidato a deputado estadual na Bahia pelo partido Prona. No vídeo de campanha, ele apareceu saindo de um caixão em pleno funeral. "Aposentado não está morto, não", dizia ele.

"Chapolin do PSL"

Nas eleição 2012, André da Fonseca quis usar o humor para ironizar a gestão de Aracaju da época. "Você aí de casa me achou engraçado? A atual gestão também está rindo, rindo do povo de Aracaju, nós podemos suportar tanta falta de respeito", dizia ele na propaganda eleitoral, vestido de Chapolin.

Paulinho da união tur

Em 2012, Paulo Henrique Silva dos Anjos, conhecido como Paulinho da união tur, concorreu ao cargo de vereador em Segipe pelo partido PRTB. Ele se apresentou na propaganda eleitoral como "o vereador da viradinha". No vídeo, ele vira o corpo em câmera lenta e sorri.

Palhaço Bubu

Tentando emplacar com a candidatura de Tiririca, o palhaço Bubu, nome artístico de Edvaldo Hermenegildo, se candidatou a vereador em 2016 pelo PR em Mogi das Cruzes, São Paulo.

Daciolo

Outro candidato que deu o que falar foi o Cabo Daciolo, candidato a presidente da República em 2018 pelo Patriota. O bordão "glória a Deus" utilizado por ele viralizou nas redes sociais.

Marcelo Cândido

Em 2018, Marcelo Cândido concorreu ao cargo de governador de São Paulo pelo PDT. O inusitado da propaganda eleitoral dele foi a quebra de expectativa, pois começa com várias pessoas dançando, depois o candidato aparece sentado e sério.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação