ELEIÇÕES

Michelle Bolsonaro organiza culto com mulheres evangélicas no Alvorada

Presidente Jair Bolsonaro recebeu cerca de 60 mulheres evangélicas nesta terça-feira, 30, no Palácio da Alvorada, em encontro organizado pela primeira-dama

Agência Estado
postado em 30/08/2022 22:56 / atualizado em 30/08/2022 23:02
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu cerca de 60 mulheres evangélicas nesta terça-feira, 30, no Palácio da Alvorada. O encontro foi organizado pela primeira-dama Michelle, que atua na campanha à reeleição na tentativa de conquistar o voto feminino para o chefe do Executivo.

Participaram do culto pastoras, esposas de líderes religiosos e cantoras gospel, além da ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Cristiane Britto. A ex-titular da pasta Damares Alves (Republicanos), candidata ao Senado no Distrito Federal (DF), também esteve no local.

De acordo com uma das participantes, a reunião já estava marcada havia mais de uma semana. No entanto, ocorreu dois dias após o desgaste que Bolsonaro sofreu por ter atacado a jornalista Vera Magalhães e a candidata do MDB ao Palácio do Planalto, Simone Tebet, no primeiro debate da eleição na TV.

"Não estamos aqui por poder e não estamos aqui por status. Estamos aqui para cumprir uma missão proposta por Deus", afirmou a primeira-dama, em vídeos publicados no Instagram por participantes do encontro. Michelle também aparece falando em "guerra espiritual", frase que costuma usar para se referir à eleição.

A primeira-dama tem feito campanha para Damares, que será candidata ao Senado em chapa avulsa e enfrentará nas urnas a também ex-ministra Flávia Arruda, do PL de Bolsonaro. Ainda assim, a pastora decidiu apoiar a candidatura à reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB), que formou chapa com Flávia.

A volta de Damares à corrida pelo Senado foi mais um capítulo da cisão do bolsonarismo no DF. Por intervenção direta do presidente da República, a pastora teve de abandonar sua candidatura na aliança de Ibaneis. Acabou resgatado o acordo firmado em 2021 entre o chefe do Executivo local e Flávia Arruda. A costura deixou a ex-ministra da Mulher sem espaço e irritou o Republicanos, que apoia a reeleição de Bolsonaro.

Voto feminino

Aliados do presidente fazem uma ofensiva para melhorar a imagem dele entre as mulheres. Hoje, a campanha levou ao ar na TV uma peça publicitária em que Michelle exalta a transposição do rio São Francisco e se dirige a "mulheres sertanejas".

No primeiro debate na TV, realizado no último domingo, 28, Bolsonaro se irritou com uma pergunta sobre a pandemia de covid-19 e acabou atacando Vera Magalhães e Tebet. A candidata Soraya Thronicke (União Brasil) chegou a dizer que muitos homens são "tchutchuca" com outros homens e "tigrão" com as mulheres, em referência ao presidente.

A avaliação na campanha é de que Bolsonaro estava indo bem no debate ao usar os escândalos de corrupção nos governos petistas para tentar aumentar a rejeição a Lula. No entanto, a performance do candidato à reeleição "desandou" quando o foco se deslocou para o ataque às mulheres, disseram aliados ao Broadcast Político. "Ele não conseguiu segurar a onda", afirmou uma fonte.

Para se defender no debate, Bolsonaro citou Michelle e focou nos efeitos do Auxílio Brasil e do microcrédito na vida das mulheres. A estratégia de usar a economia para conquistar o voto feminino deve continuar. "É um tema em que ele fica mais confortável, onde ele consegue ter alguma coisa para mostrar", afirmou um interlocutor.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.