Eleições 2022

Ministério da Defesa reconhece êxito de teste em urnas, segundo TSE

Nota foi divulgada após reunião entre o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, nesta quarta (31/8)

Victor Correia
postado em 31/08/2022 16:37 / atualizado em 31/08/2022 16:37
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Após reunião entre o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, nesta quarta-feira (31/8), a corte eleitoral informou que os presentes no encontro reconheceram o êxito dos testes realizados nas urnas eletrônicas por universidades brasileiras. Participaram do encontro técnicos militares e do TSE.

Segundo nota emitida pelo tribunal após a reunião, "ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das Urnas Eletrônicas, inclusive do modelo UE 2020, realizados pela USP, Unicamp e UFPE". O encontro também definiu a importância de se realizar um evento público juntamente com a Comissão de Transparência Eleitoral e entidades fiscalizadoras para apresentar os resultados dos testes.

As três universidades realizaram, durante 60 dias, uma bateria de testes nas urnas eletrônicas. Não foram encontradas falhas ou vulnerabilidades no sistema. Foram analisados o sistema de votação e o novo modelo de urnas, que será usado pela primeira vez no pleito de outubro.

Participaram da reunião, além dos ministros: o secretário de Tecnologia do TSE, Júlio Valente; o secretário geral do TSE, José Levi; o coronel Marcelo Nogueira de Souza; e o general Rodrigo Vergara. Os militares defenderam uma mudança na testagem das urnas realizada no dia das eleições. Eles sugerem que a aferição seja realizada nas próprias seções eleitorais e não nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) como acontece atualmente. O modelo prevê ainda uma etapa adicional de testagem e o uso de biometria de eleitorais reais.

As urnas já são testadas no dia das eleições desde 2002 com o chamado Teste de Integridade. Na nota, o TSE disse ainda que o mecanismo será mantido e que a corte e os militares apresentarão em conjunto um "projeto piloto complementar" utilizando a biometria para o teste em algumas urnas, conforme a sugestão das Forças Armadas.

Procurado, o Ministério da Defesa reiterou as informações contidas na nota do TSE.

Confira a nota do TSE na íntegra

"Na reunião desta quarta-feira (31) entre o Tribunal Superior Eleitoral e o Ministério da Defesa, com apresentações técnicas, ficou reconhecido o êxito dos testes de verificação das Urnas Eletrônicas, inclusive do modelo UE 2020, realizados pela USP, Unicamp e UFPE e a importância da realização de um evento público com a Comissão de Transparência Eleitoral e as entidades fiscalizadoras para a apresentação desses resultados.

Também foi reafirmado que haverá a divulgação de todos os BUs (Boletins de Urna) pelo TSE, possibilitando a conferência e totalização dos resultados eleitorais pelos partidos políticos e entidades independentes.

A importância da manutenção da realização do Teste de Integridade – que ocorre desde 2002 – como mecanismo eficaz de auditoria foi ressaltada por ambas as áreas técnicas, que apresentarão, em conjunto, a possibilidade de um projeto piloto complementar, utilizando a biometria de eleitores reais em algumas urnas indicadas para o referido teste, conforme sugestão das Forças Armadas no âmbito da Comissão de Transparência Eleitoral."

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação