Eleições 2022

Tebet diz que "comportamento covarde" de Bolsonaro incentiva ataques a Vera

Deputado estadual Douglas Garcia hostilizou e agrediu verbalmente a jornalista Vera Magalhães durante debate com candidatos ao governo paulista nesta terça-feira (13/9)

Victor Correia
postado em 14/09/2022 12:39 / atualizado em 14/09/2022 12:40
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A senadora e candidata à Presidência da República Simone Tebet (MDB) repudiou nesta quarta-feira (14/9) o ataque sofrido pela jornalista Vera Magalhães durante debate ontem, na TV Cultura, entre os candidatos ao governo de São Paulo. Tebet afirmou ainda que o "comportamento covarde" do presidente Jair Bolsonaro (PL) incentiva esse tipo de ação. No evento, o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos), apoiador de Bolsonaro, hostilizou e agrediu verbalmente a jornalista.

"Solidariedade e indignação. Acordei em Recife, Pernambuco, com essa barbaridade. Mais uma vez Vera Magalhães sob ataques de bolsonaristas. O comportamento covarde do presidente é uma licença para esse tipo de absurdo, agora de um parlamentar", disse a senadora em sua conta no Twitter.

Outros candidatos que lideram a corrida presidencial também se manifestaram. Ciro Gomes (PDT) disse que a "escalada de ataques bolsonaristas à jornalista Vera Magalhães já chegou ao ponto máximo", e que as pessoas não teriam esse tipo de atitude se não fosse o "estímulo e o apoio de Bolsonaro, líder da facção". Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que "debates deveriam ser notícia pelas propostas, não por ataques contra mulheres jornalistas".  Candidatos ao governo paulista e personalidades também se manifestaram.

Entenda o caso

Durante debate entre os candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, realizado pela TV Cultura, Douglas Garcia reiterou os ataques de Bolsonaro a Vera Magalhães. O presidente chamou Vera de "vergonha para o jornalismo brasileiro" durante debate presidencial realizado pela TV Band. Gravando o confronto com um celular, o deputado também reproduziu informações falsas sobre a remuneração da jornalista. Separados por um segurança, Douglas manteve a agressão até ter seu celular tomado e arremessado pelo diretor de redação da TV Cultura, Leão Serva.

Em postagem no Twitter antes do debate, Douglas mostrou um crachá do evento e perguntou se Vera participaria do programa.

"Não tenho medo de homem que ameaça e intimida mulher", disse Vera. Ela afirmou ainda que teve que deixar o local da gravação do debate, o Memorial da América Latina, escoltada por seguranças e que irá registrar um boletim de ocorrência contra Douglas. "Um país que é condescendente com esse tipo de ameaça à imprensa não é uma democracia plena. Basta!", completou.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação