Debate

Simone Tebet e Ciro Gomes criticam quem pede voto útil no primeiro turno

Eleitores de Lula têm defendido que eleitores do pedestista e da emedebista votem no petista no primeiro turno para derrotar Bolsonaro

Thays Martins
postado em 24/09/2022 19:39
 (crédito: SBT/ reprodução)
(crédito: SBT/ reprodução)

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e a senadora Simone Tebet (MDB), que juntos integram a chamada terceira via, criticaram, no debate promovido pelo SBT aqueles que pedem a desistência das candidaturas para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja derrotado no primeiro turno. Tem crescido nas redes sociais, os pedidos de "voto útil" no o ex-presidente Lula (PT), que lidera a maioria das pesquisas eleitorais. 

Ciro foi questionado sobre as constantes criticas ao petista e o que fará, em um eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro. O pedetista criticou o questionamento que chamou de "morte do jornalismo". Segundo ele, a pergunta é uma "falta de respeito ao eleitor". "Lula produziu onda de propaganda em que todo mundo que não é Lula é fascista e, ao invés de vir aqui, foge, desrespeitando a todos nós, porque ou já ganhou ou não tem como explicar", afirmou. 

Já Simone Tebet, que foi escolhida para comentar o questionamento, também criticou a ausência de Lula no debate e disse que o "voto útil" é aquela no candidato de escolha do eleitor. "Como vamos votar em um candidato que não vai ao debate?", questionou. “Voto útil é o voto da sua consciência, não pode ser votação por medo, mas por esperança”, afirmou. Por fim, Tebet defendeu que a eleição seja decida em dois turnos. "Essa eleição é de dois turnos. Não pode ser definida antes da hora", disse. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação