Eleições 2022

"Apenas uma prorrogação", diz Lula sobre ida ao segundo turno

À frente no pleito com 48,23% dos votos, seguido de Bolsonaro com 43,37%, o ex-presidente disse que já começa a fazer campanha amanhã e quer debate "tête-à-tête" com o rival

Victor Correia
postado em 02/10/2022 23:04
 (crédito: Reprodução/Youtube @Lula)
(crédito: Reprodução/Youtube @Lula)

Em seu primeiro pronunciamento após o primeiro turno da eleição presidencial, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na noite deste domingo (2/10), que terá mais um um mês para fazer campanha e e "debater tête-à-tête" com Jair Bolsonaro (PL), sem os demais candidatos. Lula disse ainda que São Paulo será um dos focos para o segundo turno, e que retoma campanha amanhã.

"Quem sabe para a desgraça de alguns, eu tenho mais 30 dias para fazer campanha", disse o candidato em seu discurso. Ele reuniu a imprensa no Novotel Jaraguá, em São Paulo, onde acompanhou a apuração dos votos com aliados e familiares. "Vai ser a primeira chance de fazer um debate tête-à-tête com o presidente da República para saber se ele vai continuar contanto mentiras ou se ele vai falar a verdade pela primeira fez na vida", acrescentou.

Também estavam presentes no pronunciamento o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), coordenador da campanha, o candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad (PT), que também foi para o segundo turno, e o líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT). Com 99,12% das seções totalizadas, Lula ficou à frente no primeiro turno das eleições com 48,23% dos votos, seguido de Bolsonaro com 43,37%.

"Amanhã começo a fazer campanha"

A campanha do petista fez um esforço concentrado nas últimas semanas para liquidar a disputa logo no primeiro turno, o que não ocorreu. Lula, porém, disse que o resultado é "apenas uma prorrogação". "Para a gente avaliar o que está acontecendo hoje, a gente tem que lembrar o que estava acontecendo há quatro anos. Há quatro anos eu era tido como se fosse um ser humano jogado fora da política", afirmou. 

O candidato disse ainda que nunca ganhou uma eleição em primeiro turno, e assegurou que vai vencer no segundo. Para Lula, a segunda fase da disputa é uma chance de amadurecer as ideias e o diálogo com a população. "Eu quero dizer para vocês que começo amanhã a fazer a campanha. Eu tinha pensado que, se ganhasse em primeiro turno, eu ia pegar uns três dias e fazer uma pequena lua de mel", brincou.

Candidato a vice, Alckmin também fez um breve discurso. "Nós estamos em festa. Fomos para o segundo turno, com mais de cinco milhões de votos na frente. Agora é começar a segunda tarefa, que é ganhar a eleição, salvar a democracia, fazer o Brasil voltar a crescer", disse.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação