Eleições

Eleito, Eduardo Bolsonaro perde mais de 1 milhão de eleitores em SP

Em 2018, filho do presidente foi o mais votado no estado, este ano, ele perdeu o posto para Guilherme Boulos (PSol) e caiu para o terceiro mais votado

Thays Martins
postado em 02/10/2022 23:22 / atualizado em 02/10/2022 23:25
 (crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)
(crédito: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Eduardo Bolsonaro (PL) perdeu 1,1 milhão de votos em 2022 em comparação com 2018. O filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) foi eleito para o terceiro mandato como deputado federal por São Paulo com 741 mil votos. Em 2018, ele foi o candidato mais votado na história do país, com 1,84 milhão de votos, cerca de 1,1 milhão a mais do que nas eleições deste ano. 

O filho 02 de Bolsonaro perdeu até mesmo o posto de mais votado no estado de São Paulo. Este ano, Guilherme Boulos (Psol), estreante na disputa, foi o eleito com mais votos no estado. Eduardo Bolsonaro figura na terceira posição, atrás da companheira de partido, Carla Zambelli (PL), com 946 mil votos. 

Eduardo Bolsonaro é o único dos filhos de Bolsonaro disputando cargos nas eleições de 2022. Flávio Bolsonaro (PL-RJ) atualmente cumpre mandato de senador pelo Rio de Janeiro até 2026. No estado, Romário (PL) foi reeleito para ocupar a vaga que estava em disputa. Além deles, Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) é vereador no Rio de Janeiro.  

Governo e Senado

A disputa pelo governo de São Paulo será definida em segundo turno entre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Fernando Haddad (PT), em uma disputa que acaba com uma hegemonia de 28 anos do PSDB no Palácio dos Bandeirantes. Já para o senado, foi eleito o ex-ministro Marcos Pontes (PL).

Acompanhe aqui a apuração do resultado das eleições

No total, cinco cargos estão em disputa neste 1º turno: deputado federal, estadual (ou distrital), senador, governador e presidente da República.

Este ano, estarão em disputa uma vaga na Presidência da República, 27 nos governos dos estados e do DF, 27 no Senado, 513 na Câmara dos Deputados, 1.035 nas Assembleias Legislativas dos estados e 24 na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação