Eleições

Ibaneis sela apoio a Bolsonaro no segundo turno em reunião no Alvorada

Bolsonaro já tinha apoiado a candidatura de Ibaneis a reeleição. Com a saída de Tebet da disputa pelo Palácio do Planalto, Ibaneis oficializou apoio ao presidente

Thays Martins
postado em 05/10/2022 11:15
 (crédito: Ed Alves/ CB)
(crédito: Ed Alves/ CB)

O governador do DF Ibaneis Rocha (MDB), reeleito em primeiro turno, selou o apoio ao presidente Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno durante café da manhã no Palácio da Alvorada na manhã desta quarta-feira (5/10). No DF, Bolsonaro teve 51,6% dos votos, e Lula, 36,8% no primeiro turno. 

"A gente tem conseguido trabalhar na cidade em plena harmonia. Nada mais natural que esse apoio, agora, no segundo turno ao presidente Bolsonaro”, disse Ibaneis durante coletiva de imprensa ao lado da vice-governadora eleita, Celina Leão (Progressistas).

Bolsonaro agradeceu o apoio e lembrou que durante o primeiro mandato os dois trabalharam juntos. "A gente costuma dizer que o DF e o Brasil se misturam. Eu estou no Brasil e no DF. Nosso governador teve muita harmonia conosco durante esses quatro anos de governo e, se Deus quiser, com nossa reeleição, continuaremos trabalhando nessa harmonia em prol do Brasil e do DF", disse.

O presidente apoiou a candidatura de Ibaneis ao governo do DF e a da ex-ministra Flávia Arruda (PL) ao Senado. Ela, no entanto, não foi eleita. A vaga foi preenchida pela ex-ministra Damares Alves (Republicanos), que também é próxima de Bolsonaro.

O MDB, partido de Ibaneis, irá liberar os diretórios estaduais para apoiar Bolsonaro ou o ex-presidente Lula (PT) no segundo turno. Simone Tebet, candidata pela legenda, deve anunciar apoio ao petista ainda nesta quarta. De acordo com Ibaneis, Tebet não chegou a falar com ele. "Neste momento, ela vai tomar uma decisão mais uma vez isolada de seguir essa linha se ela for apoiar o presidente Lula", afirmou. A senadora conseguiu 4,9 milhões de votos (4,1%) no primeiro turno. 

O governador do DF é mais um, eleito em primeiro turno, a declarar apoio a Bolsonaro no segundo turno. Além dele, também anunciaram que estarão com Bolsonaro o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Acre, Gladson Cameli (PP), do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), e do Roraima, Antonio Denarium (PP). Também anunciou apoio o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), derrotado em primeiro turno.

  • Ibaneis e Bolsonaro se reúnem em café da manhã no Palácio da Alvorada Ed Alves/ CB
  • Ibaneis e Bolsonaro se reúnem em café da manhã no Palácio da Alvorada Ed Alves/ CB

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação