Eleições 2022

Tebet reúne-se com Alckmin e anuncia hoje à tarde apoio a Lula

A senadora convocou um pronunciamento para as 16h desta quarta (5/10), quando deve formalizar seu apoio ao petista

Victor Correia
postado em 05/10/2022 13:38 / atualizado em 05/10/2022 13:40
 (crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)
(crédito: Divulgação/Assessoria Simone Tebet)

A senadora Simone Tebet (MDB), que concorreu ao Planalto no primeiro turno, reuniu-se na terça-feira (4/10) com o candidato a vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) para articular uma declaração de apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. Nesta quarta (5/10), Tebet almoça com o petista na cada da ex-prefeita Marta Suplicy, em São Paulo, para formalizar seu apoio. A senadora anunciou ainda um pronunciamento para as 16h.

Participam do almoço também o candidato ao governo paulista, Fernando Haddad (PT), a presidente nacional do PT, Glesi Hoffmann, e a esposa de Lula, Janja.

 

O apoio de Tebet já era dado como certo desde que a senadora cobrou uma posição dos aliados ainda no domingo (2/10). Ela já havia conversado por telefone com o petista, mas aguardava um posicionamento do partido para poder anunciar a decisão. Na manhã desta quarta (5/10), o MDB confirmou que os membros estão livres para apoiarem tanto Lula quanto Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente Michel Temer, por exemplo, deve ficar ao lado do presidente.

Alckmin atuou como ponte entre Lula e Tebet no encontro de ontem. A senadora entregou ao ex-governador de São Paulo um documento contendo seu programa de governo, o que pode sinalizar a adoção de algumas medidas da emedebista em um eventual governo Lula. A Alckmin, Tebet também demonstrou preocupação com a falta de clareza nas medidas de Lula durante a primeira fase da disputa presidencial, e cobrou um debate mais qualificado até o fim de outubro.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Cobertura do Correio Braziliense


Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação