Eleições 2022

Datafolha: Lula tem 49% dos votos totais; Bolsonaro soma 44%

A pesquisa está registrada sob o número BR-01682/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram ouvidas 2.898 pessoas em 180 municípios em todo o país

Ronayre Nunes
Camilla Germano
postado em 14/10/2022 18:05 / atualizado em 18/10/2022 14:59
A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95% -  (crédito: DOUGLAS MAGNO / AFP)
A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95% - (crédito: DOUGLAS MAGNO / AFP)

O Datafolha divulgou nesta sexta-feira (14/10) a segunda pesquisa que apura a preferência dos eleitores sobre os dois candidatos à Presidência que concorrem no segundo turno das eleições. No novo levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) continua na frente com 49% das intenções de votos totais. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), que concorre à reeleição, obteve 44%.

Os votos brancos e nulos somaram 5% e os que "não sabiam" em quem votar representou 1%. No entanto, antes (na primeira pesquisa Datafolha do segundo turno) os indecisos eram 2% e 6% afirmavam que iram votar branco ou nulo.

No levantamento anterior — no dia 7 de outubro —, o petista tinha 53% dos votos válidos, contra 47% do chefe do Executivo. Nesta categoria de análise (os votos válidos — métrica adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral nas eleições, onde brancos e nulos são retirados), as porcentagens se mantiveram a mesma entre 7 e 14 de outubro: Lula com 53% e Bolsonaro com 47%.

A pesquisa está registrada sob o número BR-01682/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foram ouvidas 2.898 pessoas em 180 municípios em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa tem o custo de R$ 385.874, sendo contratada pela Folha da Manhã, que edita o jornal Folha de S.Paulo, e o grupo Globo.

A primeira pesquisa do Datafolha do segundo turno

No dia 7 de outubro, a primeira pesquisa Datafolha do segundo turno foi divulgada. Os dados apontavam os presidenciais Luiz Inácio Lula Da Silva (PT) com seis pontos à frente de Jair Bolsonaro (PL). Considerando os votos válidos, que é a métrica adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são retirados, o petista apareceu com 53% dos votos, contra 47% do chefe do Executivo.

Essa pesquisa do Datafolha ouviu 2.884 eleitores em 179 cidades. O levantamento foi contratado pela Folha de S. Paulo e a TV Globo, e registrado no TSE sob o número BR-02012/2022. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

Cobertura do Correio Braziliense

Para o segundo turno, o Especial de Eleições continua no ar, destacando toda a cobertura da disputa presidencial e governos estaduais. Siga o Correio no Twitter (@correio), Facebook, Instagram (correio.braziliense) e YouTube para se manter atualizado sobre tudo o que acontece nas eleições 2022.

Como será no dia do segundo turno das eleições

Dia e horário de votação: o segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Quem deve votar: todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação