Eleições 2022

O que é abstenção e como ela pode decidir o segundo turno da eleições 2022?

Entenda como o não comparecimento às urnas pode influenciar no resultado das eleições de 2022. Segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, último domingo do mês

Ana Magalhães* - Estado de Minas
postado em 20/10/2022 15:37 / atualizado em 20/10/2022 15:37
As abstenções representam o número de pessoas que não compareceram às seções eleitorais para exercer o seu direito -  (crédito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 7/10/18)
As abstenções representam o número de pessoas que não compareceram às seções eleitorais para exercer o seu direito - (crédito: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press - 7/10/18)

Diferentemente dos votos brancos e nulos, os quais é preciso que o eleitor esteja diante da urna, as abstenções representam o número de pessoas que não compareceram às seções eleitorais para exercer o seu direito. Por isso, elas devem justificar a ausência.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a situação do eleitor perante a Justiça Eleitoral ficará irregular caso ele não explique o motivo da falta. Com isso, vários problemas podem ocorrer, como a impossibilidade de inscrição em concurso ou prova para cargo público, tomar posse de função pública e renovar a matrícula em estabelecimento de ensino oficial.

No primeiro turno do pleito de 2022, 20,9% dos eleitores - cerca de 32,7 milhões - não foram votar, sendo o maior índice desde 1998. Tendo em vista as demais eleições brasileiras, o não comparecimento no segundo turno costuma ser maior em comparação ao primeiro.

Como a abstenção influencia nas eleições?

A abstenção reduz a quantidade de votos considerados válidos - ou seja, quando eleitores escolhem candidatos ou partidos, no caso do voto de legenda, regularmente inscritos. Também há impacto na diferença de votos entre os adversários.

Neste segundo turno, por exemplo, as ausências vão interferir na diferença percentual entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), que disputam o cargo da presidência, e entre os candidatos ao governo de 12 estados brasileiros.

Além disso, segundos o TSE, a abstenção é maior entre os eleitores de baixa escolaridade e renda. Isso porque esse grupo teria maiores dificuldades em comparecer às seções eleitorais, sobretudo por causa da distância da residência do eleitor e o local de votação. Assim, candidatos que têm como base eleitoral esse público perdem possíveis votos.

Mais da metade das faltas no primeiro turno de 2022 (55%) foi de pessoas que completaram no máximo o ensino fundamental, ainda que este grupo represente 40% do eleitorado.

Dentre os eleitores que leem e escrevem, 31,88% se abstiveram do voto, enquanto a taca para os que têm ensino fundamental incompleto foi de 23,85%. Por sua vez, somente 11% dos brasileiros que possuem diploma de ensino superior não se dirigiram às urnas.

Eleições 2022

  • Dia e horário de votação: O segundo turno ocorre no domingo, dia 30 de outubro, das 8h às 17h, no horário de Brasília.
  • Onde votar: O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou através do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".
  • Quem deve votar: Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, serão obrigados a votar no dia da votação, isto é, 2 de outubro ou 30/10 em caso de segundo turno.
  • O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos.

Ordem para votar:

  • Governador (em casos de estados que terão segundo turno para disputa do cargo) - dois dígitos
  • Presidente — dois dígitos

O "Beabá da Política"

A série Beabá da Política reuniu as principais dúvidas sobre eleições em 22 vídeos e reportagens que respondem essas perguntas de forma direta e fácil de entender. Uma demanda cada vez maior, principalmente entre o eleitorado brasileiro mais jovem. As reportagens estão disponíveis no site do Estado de Minas e no Portal Uai e os vídeos em nossos perfis no TikTok, Instagram, Kwai e YouTube.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação