Protestos

Aos gritos de "eu autorizo", bolsonaristas lotam sede das Forças Armadas no Rio

Vestidos de verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, os apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), carregam faixas pedindo "intervenção federal"

Rafaela Gonçalves
postado em 02/11/2022 13:01 / atualizado em 02/11/2022 20:07
Bolsonaristas pedem intervenção militar na sede das Forças Armadas no Rio  -  (crédito: Lucas Araújo / Rádio Tupi )
Bolsonaristas pedem intervenção militar na sede das Forças Armadas no Rio - (crédito: Lucas Araújo / Rádio Tupi )

Bolsonaristas se concentram desde cedo na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, em frente ao Comando Militar do Leste (CML), para protestar contra o resultado das eleições de domingo. Eles pedem intervenção militar aos gritos de “eu autorizo”.

Vestidos de verde e amarelo e segurando bandeiras do Brasil, os apoiadores do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) — derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) —, carregam faixas pedindo “intervenção federal” e dizendo que "o povo pede socorro ao Exército".

O local é um ponto tradicional de manifestações conservadoras cariocas. A pista lateral foi ocupada e a via do VLT foi interditada nas proximidades da estação Cristiano Ottoni. Até o momento, os carros seguem desviando pelas faixas centrais.

Há outros pontos de concentração na capital fluminense, bem como em São Paulo e em Brasília, onde manifestantes se reúnem no Quartel General do Exército, desde ontem. Os atos foram convocados um dia após Bolsonaro, derrotado no segundo turno do pleito, se manifestar sem contestar a derrota nas urnas para Lula.

O pedido pela ação dos militares é inconstitucional, visto que a Constituição de 1988 proíbe intervenção militar sob pretexto de "restauração da ordem".

  • Bolsonaristas pedem intervenção militar na sede das Forças Armadas no Rio Lucas Araújo / Rádio Tupi
  • Bolsonaristas pedem intervenção militar na sede das Forças Armadas no Rio Lucas Araújo / Rádio Tupi
  • Bolsonaristas pedem intervenção militar na sede das Forças Armadas no Rio Lucas Araújo / Rádio Tupi
  • Bolsonaristas protestam na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro Reprodução

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação