Eleições

Viraliza outdoor bolsonarista pedindo respeito ao resultado das urnas

Em 2018, outdoor em Tangará da Serra (MT) pedia respeito ao resultado das urnas. Hoje, a cidade conta com bloqueios pedindo intervenção militar

Estado de Minas
postado em 02/11/2022 14:01
 (crédito: Twitter/@ArthurMarini_)
(crédito: Twitter/@ArthurMarini_)

A foto de um outdoor de 2018 com a imagem de Bolsonaro pedindo respeito ao “resultado das urnas” viralizou no Twitter. A foto foi tirada em Tangará da Serra (MT) em 2021 e, segundo o autor, “sabia que ia virar uma piada no futuro”. Até a publicação desta matéria, a postagem original contava com mais de 250 mil curtidas.

O outdoor foi plotado após as eleições de 2018, em que Jair Bolsonaro (PL) foi escolhido pela maioria o novo presidente da República. Além dda frase “democracia começa respeitando o resultado das urnas”, o cartaz dizia “somos mais de 57 milhões”, referência à votação de Bolsonaro naquele ano, que recebeu 57.797.847 de votos no segundo turno.

Nos comentários do tweet, várias pessoas compararam a mensagem do outdoor com a reação pós-eleição de parte dos apoiadores de Bolsonaro, que não aceitam a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fazem bloqueios nas estradas em vários estados alegando, sem provas, fraude no resultado das urnas e pedindo intervenção das Forças Armadas.

Em Tangará da Serra (MT), cidade do outdoor, localizada a 243km de Cuiabá, bolsonaristas bloqueiam a MT-358, principal estrada que dá acesso à região. Comerciantes da cidade fecharam seus negócios mais cedo nessa terça-feira (1/11) para dar apoio aos bloqueios.

A cidade deu votações expressivas para Bolsonaro nas duas eleições presidenciais que disputou.

Em 2018, o atual presidente recebeu 34.821 votos (77,15%) na cidade, contra 10.314 votos (22,85%) de Fernando Haddad (PT). Em 2022, Bolsonaro recebeu 38.964 votos (73,36%) na cidade, contra 14.147 votos (26,64%) de Lula (PT).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação