Novo Governo

Equipe de transição terá todos os nomes revelados até quinta, diz Mercadante

Ex-ministro afirmou também que aguarda as informações das auditorias do Tribunal de Contas da União sobre o atual governo

Gabriela Ornelas
postado em 09/11/2022 12:01 / atualizado em 09/11/2022 12:03
 (crédito: Gabriela Ornelas)
(crédito: Gabriela Ornelas)

O ex-ministro Aloizio Mercadante, um dos coordenadores da equipe de transição do governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta quarta-feira (9/11) à imprensa que os nomes do restante da equipe de transição devem ser anunciados até amanhã. Mercadante é o coordenador dos 31 grupos temáticos em que o gabinete da transição é subdividido.

“O papel dos grupos é fazer um diagnóstico detalhado de cada um dos ministérios, saber como está a situação orçamentária, estruturas administrativas, as carências, e discutir as prioridades do programa para o início do próximo governo. Então é isso que nós esperamos”

TCU

Segundo Mercadante, a equipe de transição já solicitou informações e auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). “A lei é muito clara, ela estabelece a obrigatoriedade do atual governo prestar as informações ao governo que vai ser empossado. Então, a dinâmica é basicamente centralizada na Casa Civil da Presidência da República. Todos os nossos requerimentos são encaminhados para lá. O Tribunal de Contas da União fiscaliza e acompanha a devolutiva e isso está sendo cumprido. Nós encaminhamos os ofícios e estamos aguardando as informações”, explicou.

Grupos técnicos

O governo de transição terá 31 Grupos Técnicos, com até quatro integrantes na coordenação, nas seguinte áreas: agricultura, pecuária e abastecimento; assistência social; centro de governo; cidades; ciência, tecnologia e inovação; comunicações; cultura; defesa; desenvolvimento agrário; desenvolvimento regional; direitos humanos; economia; educação; esporte; igualdade racial; indústria, comércio e serviços; infraestrutura; inteligência estratégica; justiça e segurança pública; meio ambiente; minas e energia; mulheres; pesca; planejamento, orçamento e gestão; povos originários; previdência social; relações exteriores; saúde; trabalho; transparência, integridade e controle; e turismo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação