manifestações antidemocráticas

Randolfe acionará TCU contra Nardes após fala de "movimento forte nas casernas"

Senador declarou nesta segunda (21/11) que tomará providências contra Augusto Nardes. O ministro do TCU, em áudio, declarou prever "conflito social" nas próximas semanas

Victor Correia
postado em 21/11/2022 13:00 / atualizado em 22/11/2022 15:01
 (crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)
(crédito: Geraldo Magela/Agência Senado)

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou nesta segunda-feira (21/11) que acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal de Contas da União (TCU) contra o ministro do TCU Augusto Nardes após vazamento de áudio no qual Nardes prevê um “conflito social” nas próximas semanas.

“Sobre o caso do ministro do TCU, Augusto Nardes, que mostrou apoio a golpistas, tomaremos as seguintes providências”, declarou Randolfe em suas redes sociais. “Peticionaremos ao TCU, argumentando violação disciplinar, pedindo a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade”, acrescentou.

O senador disse ainda que vai acionar o STF solicitando a abertura de um inquérito policial por “possível crime contra a ordem democrática” e denunciando crime de responsabilidade, requerendo a perda do cargo de Nardes e suspensão de direitos políticos.

O ministro do TCU disse, em áudio enviado a amigos pelo Whatsapp, que “é questão de horas, dias, no máximo. Uma semana, duas, talvez menos, para que um desenlace bastante forte na nação ocorra”, sobre as manifestações golpistas por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) que pedem intervenção militar.

Nardes disse ainda que, mesmo recluso, Bolsonaro “certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no país”, e falou sobre um “movimento muito forte nas casernas”, citando ter conversado com a equipe de Bolsonaro. A informação foi divulgada pela coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S. Paulo.

Randolfe integra a equipe do governo de transição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros aliados do petista também pediram a responsabilização do ministro Augusto Nardes. “Estamos aguardando explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo. Grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa. Qual a intenção dessa fala?”, questionou em suas redes a presidente nacional do PT e coordenadora política da transição, Gleisi Hoffmann.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação