ELEIÇÕES

Costa Neto sobre bloqueios: 'Ninguém pode impedir o direito de ir e vir'

Para o presidente do PL, 'todos tem o direito de manifestar desde que não criem problemas de trânsito'

Ana Mendonça - Estado de Minas
postado em 23/11/2022 19:36 / atualizado em 23/11/2022 19:36
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Questionado sobre as manifestações bolsonaristas que ocupam quartéis e rodovías em todo o Brasil, o presidente do PL, partido de Jair Bolsonaro, Valdemar da Costa Neto, disse que "ninguém pode impedir o direito de ir e vir". Sobre os que protestam em frente a quartéis contra o resultado do pleito, ele disse que, "desde que não criem problemas de trânsito, saída e entrada" das unidades, "têm todo o direito de se manifestar".

A resposta foi dada durante coletiva de imprensa para explicar relatório do partido que questiona o segundo turno das eleições. De acordo com Costa Neto, a mídia deu a entender que o PL não apontou provas sobre uma possível fraude. Segundo ele, apontar "provas" nunca foi a intenção do partido.

“Numa democracia temos os poderes. Temos que viver bem e ter uma relação próxima entre si. O que não podemos ter é um fantasma. Como um fantasma da eleição de 2022. Por isso, pedimos que o TSE... Não é uma nova eleição. Não faz sentido. É uma coisa que envolve várias pessoas. É uma loucura. Atinge a vida dos senadores, dos governadores… não era essa nossa intenção. Nossa intenção é discutir a história do Brasil. Como vamos viver com o fantasma da eleição? TSE está aí para isso", afirmou.

Nessa terça-feira (22/11), o PL pediu a anulação de 279.336 urnas no segundo turno. No documento, o partido diz que houve falhas insanáveis que colocaram em risco o resultado da disputa entre Bolsonaro e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto cita ainda um relatório de auditoria que apontava fragilidade de tecnologia da informação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para colocar em dúvida a segurança da votação. "O quadro de atraso encontrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referente à implantação de medidas de segurança da informação mínimas necessárias gera vulnerabilidades relevantes. Isso poderá resultar em invasão interna ou externa nos sistemas eleitorais, com grave impacto nos resultados das eleições de outubro", diz o PL.

Depois do anúncio, Alexandre de Moraes, presidente do TSE, deu 24 horas para o PL incluir na petição os dados da suposta auditoria também no primeiro turno das eleições, sob pena de indeferimento incial. O prazo terminou hoje, minutos antes da coletiva de Valdemar da Costa Neto.

Eleições

Lula foi eleito presidente do Brasil com 60.345.333 votos (50,9% dos válidos). No dia 1º de janeiro de 2023, ele assume seu terceiro mandato à frente do Palácio do Planalto e se torna o político mais vezes levado ao comando do Poder Executivo pelo voto direto na história da República. O petista já havia dirigido o país de 2003 a 2010.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação