ARTICULAÇÃO

Bancada feminina do Senado recebe senadoras eleitas e vê avanços em 2 anos

O evento foi realizado nesta quarta (7/12) no Senado Federal. Parlamentares apontam avanços em temas como o combate à violência e o apoio às mulheres

Victor Correia
postado em 07/12/2022 16:34 / atualizado em 07/12/2022 16:34
 (crédito: Reprodução/TV Senado)
(crédito: Reprodução/TV Senado)

A bancada feminina do Senado Federal realizou nesta quarta (7/12) um evento para recepcionar as senadoras eleitas no pleito deste ano, além de homenagear as que deixam o cargo em 2023. O grupo foi criado em 2021 e é liderado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA).

“Nós tivemos, entre as questões voltadas, por exemplo, para a mudança da legislação brasileira, o melhoramento de medidas que foram importantes para o empoderamento da mulher e para o combate à violência contra a mulher”, disse Eliziane. Ela citou, como exemplo, o painel Orçamento Mulher, lançado em outubro, que atualiza em tempo real o dinheiro destinado pelo Executivo a políticas voltadas para mulheres.

Segundo Eliziane, a bancada quer encerrar o ano com a aprovação de mais projetos voltados às mulheres, especialmente no combate à violência. Já a senadora Simone Tebet (MDB-MS), que deixa o cargo em 2023, disse esperar que a maior presença de mulheres no Parlamento possa inspirar as mais jovens.

“Vejo nas minhas redes sociais meninas, jovens, de 20, 22 anos, se sentindo empedradas. Uma coisa absurda. Ontem (6/12) meu gabinete estava cheio de presentes e cartinhas contando a história de vida delas contando quanto que a nossa campanha, a nossa história de vida, de nós políticas, inspiram a vida delas”, declarou Tebet.

A partir do ano que vem haverá 11 mulheres no Senado Federal. O número já chegou a 15. Ficam na Casa até 2027 as senadoras: Daniella Ribeiro (PSD-PB); Eliziane Gama; Zenaide Maia (Pros-RN); Mara Gabrilli (PSDB-SP); Soraya Thronicke (União-MS); e Leila Barros (PDT-DF). Assumem o mandato em fevereiro: Professora Dorinha (União-TO); Damares Alves (Republicanos-DF); Teresa Leitão (PT-PE); e Tereza Cristina (PP-MS). A senadora Zenaide Maia (Pros-RN) ocupa a vaga como primeira suplente do senador Jorginho Mello (PL-SC), eleito governador de Santa Catarina.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação