Ataques extremistas

Dino: cerca de 1,5 mil pessoas foram detidas por atos terroristas em Brasília

Segundo ministro da Justiça e Segurança Pública, todos os manifestantes foram encaminhados à Academia Nacional de Polícia da PF e estão sendo ouvidos por 50 equipes da Polícia Judiciária Federal

Rafaela Gonçalves
postado em 09/01/2023 16:29 / atualizado em 09/01/2023 16:29
 (crédito: Minervino Júnior/CB Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB Press)

Em uma atualização do balanço após os atos terroristas em Brasília, o ministro de Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou na tarde desta segunda-feira (9/1) que, até o momento, já foram realizadas 209 prisões em flagrante. "Esse número é sempre atualizado. Nesse momento estão sendo ouvidas 1,2 mil pessoas, totalizando 1,5 mil detenções", declarou.

O acampamento em frente ao Quartel General do Exército, na Praça dos Cristais, em Brasília, começou a ser desmobilizado nesta manhã. Segundo o ministro, todos os manifestantes foram encaminhamos à sede da Academia Nacional de Polícia (ANP) da PF e estão sendo ouvidos por 50 equipes da Polícia Judiciária Federal.

Dino também afirmou que a PF já realizou a perícia nos prédios-sede dos Três Poderes. "Esses laudos dimensionando os prejuízos servirão para aparelhar as ações de indenizações visando a reparação dos danos", disse.

Desde ontem foram apreendidos 40 ônibus, inclusive alguns já em rodovias, em deslocamento. Em um deles foram encontradas armas de fogo. “O que mostra, infelizmente, uma preparação para atos de violência”, complementou o ministro.

Rodovias foram desbloqueadas prontamente pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Para Dino, os terroristas não conseguiram gerar uma reação em cadeia e, segundo o ex-governador do Maranhão, “o pior já passou”. "Golpistas, terroristas e criminosos em geral não obtiveram êxito na ruptura da lei e da legalidade, que era um efeito dominó. Havia expectativa de se que produzisse um quadro de anomia no Brasil", pontuou o ministro, que frisou que as medidas de punição estão sendo tomadas.

O ministério da Justiça criou canal por meio do e-mail denuncia@mj.gov.br, para receber denúncias contra pessoas que participaram da invasão golpista. Até o momento, já foram recebidas mais de 13 mil denúncias.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE