Terrorismo em Brasília

Presidente interina do CFM comemorou invasão aos Três Poderes: "Perdeu Mané"

Rosylane Rocha compartilhou registros da invasão aos Três Poderes nas redes sociais. Após repercussão, médica colocou perfil no privado

Marcos Braz*
postado em 09/01/2023 18:02 / atualizado em 11/01/2023 16:49
 (crédito: Reprodução/ Redes Sociais)
(crédito: Reprodução/ Redes Sociais)

A presidente interina do Conselho Federal de Medicina (CFM), Rosylane Nascimento das Mercês Rocha, compartilhou, nas redes sociais, imagens da depredação do Congresso Nacional na tarde de domingo (8/1). A médica do trabalho postou vídeos do momento em que os invasores sobem a rampa do prédio após furar um bloqueio policial, com a legenda “Agora vai”. Ela também compartilhou uma imagem da escultura Justiça, localizada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), vandalizada, com a frase “Perdeu mané".

Rosylane Nascimento, que é segunda vice-presidente do CFM e ex-presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), compartilhou ainda a publicação de um jornal que reportava o momento em que policiais deixaram as barreiras na Esplanada dos Ministério no momento dos atos golpistas para comprar água de coco: “Respeito à PMDF!”, escreveu. E comemorou a ação da equipe policial: "Alguém tem que ter a coragem! Viva a @pmdfoficial”. “Polícia é para prender bandido e não pessoas de bem”, comentou.

  • Presidente interina do CFM comemorou invasão ao Congresso Reprodução/Redes sociais
  • Presidente interina do CFM comemorou invasão ao Congresso Reprodução/Redes sociais
  • Estátua da Justiça pichada Reprodução/Redes sociais

A Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) enviou nota ao Correio repudiando as manifestações ocorridas no último domingo, 8 de janeiro. "Como entidade representativa dos Médicos do Trabalho, esperamos que as autoridades competentes apurem e investiguem os fatos, assim como repudiamos a depredação do patrimônio público."

Autonomia médica

Apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Rosylane Rocha defendeu veementemente a autonomia médica durante a revisão de protocolos de atendimento sobre a covid-19. A médica apoiou o uso de hidroxicloroquina, medicamento sem comprovação científica de eficácia contra a doença. “Autonomia do médico é um dos pilares sagrados da medicina”, escreveu. À época da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da covid-19, a presidente interina do CFM chegou a fazer uma postagem de apoio à médica Mayra Pinheiro, também conhecida em grupos bolsonaristas como “Capitã Cloroquina”, e ao ex-ministro da Saúde, General Eduardo Pazuello, ambos convidados a depor na CPI.

O comportamento de Rosylane diverge do posicionamento do Conselho Nacional de Medicina, que escreveu uma nota na manhã desta segunda-feira em favor do Estado Democrático de Direito. “Repúdio aos atos violentos praticados no dia 8 de janeiro (domingo), em Brasília (DF), com as invasões dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF)”, escreveu o perfil oficial do conselho.

CFM

Procurado pelo Correio, o Conselho Federal de Medicina reiterou o repúdio aos atos extremistas ocorridos na Praça dos Três Poderes. "O Conselho Federal de Medicina (CFM) manifesta publicamente seu repúdio aos atos violentos praticados no dia 8 de janeiro (domingo), em Brasília (DF), com as invasões dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Neste momento, o CFM reitera a necessidade de que todos, população e as autoridades, observem as determinações legais, contribuindo com a construção de um ambiente favorável ao Estado Democrático de Direito”, diz a nota.

A conselheira Rosylane Rocha comunicou ao conselho federal que não participou dos atos do domingo e que, na tarde desse dia, se encontrava com familiares e amigos em local público, em agenda pessoal. Além disso, reiterou seu repúdio pessoal a atos de violência e de vandalismo de qualquer natureza.

*Estagiário sob a supervisão de Andreia Castro

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Brazilise. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE