Governo Lula

Com equilíbrio de gênero,Tebet anuncia equipe de secretários do Planejamento

"Nós temos três homens e três mulheres, igualmente, na hierarquia de comando, a partir de agora, nessa pasta, nesse ministério tão importante", disse a ministra, incluindo-se na contagem

Rosana Hessel
postado em 11/01/2023 15:40 / atualizado em 11/01/2023 21:19
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, anunciou os nomes de cinco secretários da equipe da pasta nesta quarta-feira (11/1). Ao todo, três homens e três mulheres vão comandar a pasta, de acordo com a ministra que se incluiu na contagem para um equilíbrio de gênero no órgão.

“Nós temos três homens e três mulheres, igualmente, na hierarquia de comando, a partir de agora, nessa pasta, nesse ministério tão importante”, disse ela, destacando que o corpo é técnico, com capacidade, experiência individual e complementaridade. “São vozes distintas, inclusive no timbre, sopranos e tenores aqui que vão estar nos ajudando nesse processo”, afirmou a ministra.

  • Simone Tebet anuncia secretariado do Planejamento Marcelo Ferreira/CB/DA.Press
  • Tebet anuncia equipe de secretários, com Sérgio Firpo e Gustavo Guimarães Marcelo Ferreira/CB/DA.Press
  • Simone Tebet anuncia secretariado do Planejamento Marcelo Ferreira/CB/DA.Press
  • Tebet anuncia equipe de secretários, com Sérgio Firpo e Gustavo Guimarães Marcelo Ferreira/CB/DA.Press
  • Simone Tebet anuncia secretariado do Planejamento Marcelo Ferreira/CB/DA.Press

Pouco antes de apresentar os nomes dos secretários do ministério, Tebet não deixou de criticar os ataques à democracia de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas em outubro passado.

Na avaliação dela, as depredações e saques ocorridos na Praça dos Três Poderes, no último domingo (8), foram uma violação à soberania popular. O ex-presidente “tirou da essência de alguns poucos o que há de pior” em várias tentativas de retrocesso civilizatório, criticou.

Ao comentar sobre os nomes da equipe, a ministra destacou que a principal palavra de ordem é cidadania e que a prioridade dela e do time será incluir todos os brasileiros no orçamento. “A nossa prioridade é gastar bem com o pouco que se tem”, disse. “Estaremos atentos e sempre que possível falando da importância dela (cidadania), uma palavra que resume o que vamos fazer no novo governo”, afirmou.

De acordo com a ex-senadora, a fala final será sempre do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando houver divergências na equipe. “Portanto, ele vai ter sempre a palavra final daquilo que é considerado prioridade quando nós estivermos diante de um impasse orçamentário”, frisou.

Equipe

O economista e funcionário de carreira do Banco Central Gustavo Guimarães será o secretário-executivo da pasta. A cientista política Leany Lemos, ex-secretária do Planejamento, Orçamento e Gestão nos governos Rodrigo Rollemberg (DF) e Eduardo Leite, chefiará a secretaria de Planejamento.

Para comandar a secretaria do Orçamento Federal, Tebet anunciou o consultor de orçamento e doutorando em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), Paulo Bijos. A professora de comércio internacional na faculdade de direito da American University Washington of Law comandará a secretaria de Assuntos Econômicos, Desenvolvimento, Financiamento Externo e Integração Nacional.

E, por último, o economista e professor do Insper Sérgio Fipo será o secretário de Monitoramento e Avaliação para o Aperfeiçoamento de Políticas Públicas.

Tebet contou ainda que convidou a economista Vilma Pinto, diretora da Instituição Fiscal Independente (IFI), e lamentou o impedimento dela por ter um mandato a cumprir na entidade ligada ao Senado Federal. “Por mais experiente que seja, ela está cumprindo um papel muito relevante no Senado”, frisou.

De acordo com a ministra, os próximos nomes dos integrantes da equipe, inclusive dos presidentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), serão anunciados "no seu devido momento”, mas não fixou datas.

Ela evitou comentar sobre o novo arcabouço fiscal que está sendo desenhado pelo novo governo, mas afirmou que está participando de todas as discussões sobre o tema. “Qualquer assunto interministerial eu estou sendo chamada”, afirmou ela, acrescentando que “vários decretos” serão publicados pelo Ministério da Fazenda em breve.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE