Reforma tributária

Lula diz querer mudança na cobrança de impostos para que ricos "paguem mais"

A declaração do presidente Lula ocorreu durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (12/1)

Ingrid Soares
postado em 12/01/2023 14:50 / atualizado em 13/01/2023 17:35
 (crédito: Reprodução/YouTube)
(crédito: Reprodução/YouTube)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (12/1) que “o mercado não tem coração, não tem sensibilidade, não tem humanismo” e que é preciso que sejam feitas mudanças na cobrança de impostos do país para que ricos paguem mais tributos.

"Todo mundo sabe que é preciso fazer uma política tributária nova. É preciso fazer com que pessoas mais ricas paguem mais impostos do que os pobres, porque hoje os pobres comparativamente pagam mais imposto que os ricos", disse em café da manhã com jornalistas.

Ele também criticou o mercado financeiro e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). "Nunca vi a Febraban se reunir e dizer que está preocupada em pegar uma parte do juros que recebe para dedicar a ajudar o padre Júlio Lancellotti a cuidar do morador de rua", provocou.

"Mercado não tem coração"

Lula discursou ainda condenando a narrativa do mercado de que verbas voltadas para áreas como saúde e educação são tratadas como “gasto”. "Eu às vezes fico muito, mas muito irritado, e peço desculpas para pessoas. É o seguinte: o mercado não tem coração, não tem sensibilidade, não tem humanismo", completou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE