ATOS GOLPISTAS

Réplica da Constituição levada por vândalos é devolvida ao STF

O livro foi recuperado pela Polícia Federal (PF) e entregue pessoalmente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à presidente do STF, Rosa Weber, nesta sexta-feira (13/1)

Agência Estado
postado em 13/01/2023 20:51 / atualizado em 13/01/2023 20:51
Bolsonarista ergue réplica da Constituição Federal roubada durante invasão ao STF -  (crédito: Reprodução/Redes Sociais)
Bolsonarista ergue réplica da Constituição Federal roubada durante invasão ao STF - (crédito: Reprodução/Redes Sociais)

A réplica da Constituição de 1988 roubada pelos vândalos que invadiram o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo, 8, foi devolvida ao acervo da Corte. O exemplar ficava em exposição no Salão Branco.

O livro foi recuperado pela Polícia Federal (PF) e entregue pessoalmente pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, à presidente do STF, Rosa Weber, nesta sexta-feira, 13. A ministra Cármen Lúcia e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, também estavam presentes.

O exemplar foi devolvido na Polícia Federal de Varginha, em Minas Gerais, a 875 quilômetros do Distrito Federal, de onde foi levado.

Em depoimento, o designer Marcelo Fernandes Lima disse que levou o livro para que ele não fosse destruído. Também afirmou que pensou em devolvê-lo a algum policial na Praça dos Três Poderes, mas que a situação estava 'caótica'. É ele quem aparece em um vídeo com a réplica nas mãos, em cima da estátua da Justiça, em frente ao edifício do STF.

Newsletter


Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE