ATOS EXTREMISTAS

Janja diz que extremistas roubaram conjunto de prata do Planalto

Além do artefato relatado por Janja, outros objetos valiosos foram furtados e danificados durante a invasão. Como o relógio de Dom João VI, feito pelo relojoeiro do rei francês Luís XIV

Francisco Artur
postado em 16/01/2023 12:51 / atualizado em 16/01/2023 12:51
 (crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
(crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A primeira-dama Janja da Silva disse, no domingo (15/1), que terroristas roubaram um conjunto de prata do Palácio do Planalto durante a invasão nos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro. Em sua fala, durante entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, Janja detalhou que o artefato roubado havia sido um presente de uma embaixada.

Ela contou que o conjunto de prata ficava sob uma mesa de seu gabinete. Além do conjunto de prata relatado por Janja, outros objetos foram furtados e danificados durante a invasão bolsonarista extremista. Como danos no quadro As Mulatas, do pintor Di Cavalcanti, avaliado em R$ 8 milhões. A tela ficava no Salão Nobre do Palácio do Planalto e foi rasgada a facadas por bolsonaristas.

A tela O Flautista, de Bruno Giorgi, e o relógio de Balthzar Marinot, do século XVII, também foram examinadas pelas autoridades. 

Recuperação

Diante disso, o Ministério da Cultura, em parceria com técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Unesco detalharam prejuízos dos ataques de domingo e propõem a criação de comissão para recuperar patrimônio.

Segundo a titular da Cultura, o processo para a restauração dos prédios e das obras de arte vão demandar esforços que durarão "alguns meses". 

Conforme o relatório, não há bens móveis nem imóveis que sejam irrecuperáveis entre as obras e o patrimônio danificados, mas alguns podem exigir mais esforço que outros, caso do relógio Balthazar Martinot, confeccionado pelo relojoeiro do rei Luís XIV. A peça é do século 17 e foi presente da corte francesa para Dom João VI. Leandro Grass, presidente do Iphan, explicou que algumas obras têm valor inestimável.

"De maneira geral, a gente tem uma leitura que a maioria dos danos são reparáveis. A maioria dos bens imóveis são reparáveis", explicou Maurício Goulart, coordenador técnico substituto da superintendência do Iphan.

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE