ATOS GOLPISTAS

Suspeita de organizar e financiar atos golpistas se entrega à polícia

A mulher, de 48 anos, que não teve a identidade revelada, era um dos alvos da diligência, mas não foi localizada durante a operação

Jéssica Andrade
postado em 17/01/2023 12:28
 (crédito: Reprodução/Polícia Federal)
(crédito: Reprodução/Polícia Federal)

Uma mulher, apontada como uma das organizadoras e financiadoras dos atos extremistas que aconteceram em Brasília, no dia 8 de janeiro, apresentou-se à delegacia da Polícia Federal, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (16/1). Ela era um dos alvos da Operação Ulysses, deflagrada na manhã de ontem.

A apuração tinha como objetivo investigar quem organizou e financiou atos antidemocráticos após o segundo turno das eleições e a invasão golpista nos prédios dos Três Poderes, em Brasília. Os agentes tinham três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

A mulher, de 48 anos, que não teve a identidade revelada, era um dos alvos da diligência, mas não foi localizada durante a operação. Além da mulher, a PF prendeu ontem o bombeiro Roberto Henrique de Souza Júnior, também suspeito de envolvimento nos atos antidemocráticos. Há ainda um terceiro alvo não localizado.

No balanço divulgado pela Polícia Federal, às 8h40 desta terça-feira (17/1), foram apreendidos celulares, computadores e documentos.

Os alvos podem responder pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e incitação das Forças Armadas contra os Poderes institucionais.

A Operação Ulysses investiga lideranças locais que bloquearam as rodovias que passam por Campos dos Goytacazes, os organizadores das manifestações em frente aos quartéis do Exército e os responsáveis pelo financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Com o cumprimento dos mandados judiciais, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (16/1), os policiais pretendem identificar outros eventuais envolvidos nas ações.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE