Atos golpistas

Lewandowski nega habeas corpus preventivo a Bolsonaro e Anderson Torres

Ministro rejeitou documento impetrado por apoiador fora do processo que queria habeas corpus em caso de prisão do ex-presidente e do ex-ministro

Luana Patriolino
postado em 18/01/2023 15:32 / atualizado em 18/01/2023 15:32
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press              )
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press )

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski negou o seguimento do habeas corpus impetrado em favor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento foi anexado por um apoiador do ex-chefe do Executivo, por conta de uma eventual prisão dos dois no avanço das investigações sobre atos terroristas em Brasília.

A decisão foi dada ontem e protocolada no sistema do STF nesta quarta-feira (18/1). Lewandowski ressaltou que não há possibilidade de impetração de habeas corpus para os que já possuem advogados constituídos em inquéritos tramitando na Corte. Seria necessária a intervenção de Bolsonaro e Torres para conseguir que essa defesa fosse juntada aos autos.

"Nego seguimento ao presente feito, nos termos do art. 21, § 1°, do RISTF, porquanto a impetração de habeas corpus em nome de terceiros, que já possuem advogados constituídos em distintos inquéritos que tramitam nesta Suprema Corte, exige autorização expressa dos pacientes, a qual não foi juntada aos autos. Ademais, trata-se de writ impetrado contra ato de Ministro do Supremo Tribunal Federal, que encontra óbice na Súmula 606/STF. Publique-se. Brasília, 17 de janeiro de 2023", escreveu o magistrado.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE