Congresso

Guimarães diz que Lula não vai enviar reforma administrativa ao Congresso

Líder do governo na Câmara afirma também que calendário da reforma tributária será fechado por Fernando Haddad após retorno de sua viagem ao Fórum de Davos

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 19/01/2023 18:21 / atualizado em 19/01/2023 18:21
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Líder do novo governo Lula (PT) na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE) afirma que a tentativa de resgate de discussão da reforma administrativa não está na pauta do Palácio do Planalto para o Congresso e que o calendário da reforma tributária será fechado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após o retorno do gestor ao Brasil. O ex-prefeito de São Paulo está em Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial, que termina nesta sexta-feira (20/1).

A reforma administrativa foi uma das mais desgastantes a Jair Bolsonaro (PL) durante seu governo, que na economia tinha Paulo Guedes como ministro, entusiasta da mudança na administração pública.

Quem está tratando é o ministro Haddad”, respondeu o parlamentar após ser questionado, pelo Correio, sobre o cronograma da pauta na Câmara. Acerca de seus diálogos com colegas do União Brasil, que ainda não definiu se vai apoiar de maneira blocada o governo Lula no Congresso, José Guimarães apontou ter conversado nesta quinta-feira (19) com Elmar Nascimento, um dos quadros mais influentes de deputados federais dentro da sigla. “Conversei com Elmar Nascimento hoje, estamos conversando ainda. Há muito boa vontade. Todo mundo quer colaborar”, comentou.

Sobre as articulações a fim de conseguir apoio a Lula na Casa junto ao PL e ao PP, partidos próximos a Bolsonaro e que já sinalizaram que serão oposicionistas em regra e situacionistas em votações isoladas, o líder disse ser “uma questão para depois”.

"Lira é nosso candidato"

Conforme o petista, houve na quarta-feira (18) encontro com Antônio Brito, líder do PSD no último ano desta legislatura, a 56ª. Próxima de ocorrer, a eleição na Câmara também é alvo de negociações entre o PT e o presidente Arthur Lira (PP-AL), que tenta ser reconduzido ao cargo, por unanimidade.

“Lira é nosso candidato. Da nossa parte, não haverá outro nome. Íamos conversar ontem [quarta-feira] eu e ele, mas ele adoeceu. Tem muito tempo daqui para o dia 1º [de fevereiro]”, complementou sobre as formações dos blocos parlamentares, que garantem privilégios regimentais, como comissões cobiçadas, na Casa, a exemplo da Comissão de Constituição Justiça e Cidadania (CCJ).

Sem citar as pautas, José Guimarães afirmou que havia sido agendada, “com urgência”, uma reunião no Planalto com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT).

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE