Ataques extremistas

Conselho fiscal da Caixa Loterias destitui ex-secretário Anderson Torres

Ex-ministro da Defesa está preso por suspeitas de ter sido conivente com as invasões golpistas às sedes do Congresso, Planalto e STF

Francisco Artur
postado em 25/01/2023 12:19 / atualizado em 25/01/2023 12:20
 (crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)
(crédito: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília)

O ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal Anderson Torres foi destituído da posição de membro titular do Conselho Fiscal da Caixa Loterias. A decisão foi tomada no último dia 10, após uma reunião geral com os membros do grupo. A divulgação da saída de Torres, porém, foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (26/1). A Caixa Loterias, segundo a empresa, tem como objetivo organizar os serviços das loterias federais nos termos da legislação brasileira. 

A decisão pela saída do também ex-ministro da Defesa do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ocorreu no dia em que Anderson Torres teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). 

Pesa contra o ex-secretário do governador afastado Ibaneis Rocha (MDB) a suspeita de que ele facilitou ou foi omisso para prevenir e combater os atos extremistas ocorridos na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último dia 8. No dia em que a capital federal registrou manifestações golpistas, Anderson Torres estava de férias, nos Estados Unidos, com a família. 

Cadeia

Após a publicação da prisão, Torres foi levado para o 4º Batalhão da Polícia Militar do DF. O caso vem sendo investigado pela Polícia Federal (PF). No momento, as apurações estão em fase de coletas das oitivas. Torres optou por permanecer calado durante um depoimento que concedeu a agentes da corporação, no último dia 18.

Após este dia, o ex-secretário de Segurança do DF não deu depoimentos. O ministro Alexandre de Moraes estabeleceu, contudo, que ele terá de depor no dia 2 de fevereiro, no 4º Batalhão da Polícia Militar do DF. 

Audiência de custódia 

Embora não tenha falado durante o primeiro depoimento, Torres quebrou o silêncio na audiência de custódia, ocorrida na segunda-feira (23). Para ele, ter sido levado à prisão foi como ter recebido um "tiro de canhão no meu peito". "No segundo dia de férias, acontece esse crime horrendo em Brasília e esse atentado contra o país, e eu fui responsabilizado por isso", disse o ex-ministro ao juízo de custódia. 

"Eu jamais daria condições de isso ocorrer, eu sou profissional, sou técnico e jamais faria isso. Do jeito que saí, o que deixei assinado, eu deixei tranquilo, porque nem se caísse uma bomba em Brasília teria ocorrido o que ocorreu", explicou.

Procurada, a defesa do ex-secretário de Segurança do DF não respondeu ao Correio.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE