Bloco econômico

Lula diz que após concluir acordo com a UE, Mercosul negociará com a China

"É urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia", apontou o petista, após reunião com o presidente Luis Lacalle Pou, no Uruguai

Ingrid Soares
postado em 25/01/2023 14:48 / atualizado em 25/01/2023 14:49
 (crédito: Dante Fernandez / AFP)
(crédito: Dante Fernandez / AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou nesta quarta-feira (25/1) a necessidade do Brasil em concluir o acordo com a União Europeia. A declaração ocorreu após reunião com o presidente Luis Lacalle Pou, em Montevidéu, no Uruguai.

“É urgente e necessário que o Mercosul faça o acordo com a União Europeia. Eu ainda estava no primeiro mandato, em 2003, quando já se discutia esse acordo. Depois, tive o segundo mandato, e também se discutia. Fiquei fora da Presidência por oito anos, voltei para um terceiro mandato e se discute o acordo Mercosul e UE.”

chefe do Executivo destacou ainda que as discussões sobre o tema serão intensificadas. “Disse a Lacalle e meus ministros que vamos intensificar as discussões com a UE. Vamos firmar esse acordo para que a gente possa discutir apenas um possível acordo entre China e Mercosul. Eu acho que é possível, apesar do Brasil ter na China o seu maior parceiro comercial e do Brasil ter um grande superavit com a China, queremos sentar, enquanto Mercosul, e discutir com nossos amigos chineses um acordo Mercosul e China.”

Lula citou ainda estar “totalmente de acordo” com uma reforma no Mercosul. “Quero dizer que em relação à chamada inovação ou renovação do Mercosul, estamos totalmente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa com nossos técnicos, depois com nossos ministros e, finalmente, com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário inovar”, apontou.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE