Funarte

Neta de Carlos Marighella assume presidência da Funarte

Maria Marighella foi escolhida pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em janeiro; decisão foi publicada no DOU desta terça (7/2)

Ândrea Malcher
postado em 07/02/2023 18:15
 (crédito: Reprodução/Twitter)
(crédito: Reprodução/Twitter)

Maria Marighella, neta do ex-deputado e guerrilheiro durante a ditadura militar Carlos Marighella, assumiu a presidência da Fundação Nacional das Artes (Funarte). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (7/2).

Maria foi escolhida para assumir o órgão de fomento a produções artísticas pela ministra da Cultura, Margareth Menezes, em janeiro. “Um misto de emoções me toma ao retornar a este espaço onde estive entre 2015 e 2016, quando tivemos os trabalhos interrompidos pelo golpe contra a presidenta Dilma Rousseff”, escreveu no Twitter.

“Junto aos segmentos artísticos e em constante diálogo com servidoras e servidores, vamos retomar a construção e a implantação da Política Nacional das Artes, e refundar a Fundação Nacional de Artes que, em 2025, completará 50 anos!”, comemorou Maria Marighella.

Ela já foi vereadora de Salvador e coordenou a área de teatro da Funarte. Em 2016, foi exonerada após o afastamento da ex-presidente Dilma Rousseff (PT). Durante o governo de Bolsonaro (PL), pelo menos sete homens passaram pelo comando da fundação. Dentre eles, o maestro Dante Mantovani, que chegou a publicar um vídeo em 2019 em que afirmou que “o rock ativa a droga, que ativa o sexo, que ativa a indústria do aborto, que, por sua vez, alimenta uma coisa muito mais pesada, que é o satanismo”.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE