Governo Lula

Orçamento da Cultura é suficiente para metas da pasta, diz secretário executivo

Ministra Margareth Menezes tem como objetivo girar economia cultural com estabilidade. Desafio do ministério, segundo Márcio Tavares, é conseguir reestruturação da pasta para executar os trabalhos

Tainá Andrade
postado em 08/02/2023 12:35 / atualizado em 08/02/2023 13:51
 (crédito: Filipe Araújo/Ministério da Cultura)
(crédito: Filipe Araújo/Ministério da Cultura)

O secretário executivo do Ministerio da Cultura, Márcio Tavares, disse nesta quarta-feira (8/2) que o orçamento para a pasta será suficiente para a execução dos trabalhos. Segundo ele, não será preciso pedir suplementação orçamentária ao Executivo. No fim do ano passado, foi anunciado que o ministério terá orçamento recorde de R$ 10 bilhões em 2023.

Tavares explicou ainda que o foco agora é a recuperação da execução das leis e a reestruturação da pasta, além do retorno do círculo de políticas públicas previstas. "O presidente Lula foi generoso com a cultura, por isso incluiu o ministério na PEC da Trasição", comentou. "O desafio está na execução para o ministério funcionar e que, daqui a quatro anos, dê conta de continuar para os próximos quatro", emendou o número dois da pasta.

"Monta e desmonta"

A ministra Margareth Menezes especificou que o maior desafio da gestão é fazer com que as ações da Cultura passem a ser política de Estado e não mais de governo. "Esse 'monta e desmonta' não traz segurança para o setor", afirmou. Ela disse ainda ter como desafio pessoal fazer a economia cultural girar, já que o segmento representa 3% do PIB (produto interno bruto) brasileiro.

Entre as principais ações planejadas pelo Ministério da Cultura estão a restauração de bibliotecas e museus e o fomento ao cinema, assim como a descentralização das leis culturais para trazer diversidade aos projetos.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade: 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99555-2589 na sua lista de contatos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE