Congresso

A um passo da CRE do Senado, Renan Calheiros recebe ucranianos nesta terça

Agenda, requerida por delegação ucraniana, acontece a dois dias de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) bater o martelo junto a líderes sobre divisão das presidências das comissões permanentes

Kelly Hekally - Especial para o Correio
postado em 07/03/2023 11:35 / atualizado em 07/03/2023 11:39
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

Nome do MDB para presidir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, Renan Calheiros (AL) vai receber nesta terça-feira (7/3), às 12h, representantes da sociedade civil da Ucrânia.

A agenda, requerida pela delegação ucraniana, acontece a dois dias de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da Casa, bater o martelo junto a líderes partidários sobre a divisão das presidências das 24 comissões permanentes. Há reunião marcada para esta quinta-feira (9), com horário a confirmar.

Na semana passada, um encontro entre Pacheco e parlamentares acabou não avançando para a definição dos colegiados, em razão de falta de consenso. O rateio tem por trás interesses das legendas e da presidência do Senado, bem como do governo: todos veem na distribuição um mecanismo de governabilidade para os três lados.

A oposição, composta oficialmente por PP, PL e Republicanos, aguarda a “sobra” da divisão, mas tenta herdar uma comissão expressiva às suas pautas, que giram em torno dos ideais da extrema-direita, como defesa ao armamento da população.

Foco da agenda

O foco da visita é discutir a situação atual do conflito na Ucrânia e um eventual apoio do Brasil para pôr fim à guerra que completou um ano no último dia 24. O grupo objetiva também explorar oportunidades de aproximação entre os dois países.

Calheiros é aliado de décadas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que conversou na semana passada com Volodymyr Zelensky sobre uma mediação de Lula, a pedido do presidente ucraniano, para se estabelecer a um acordo de paz com o presidente russo, Vladimir Putin.

O governo da Rússia chegou a dizer no mês passado que analisa uma manifestação do governo brasileiro sobre o assunto. Há por parte da cúpula governista o desejo de que Calheiros presida a CRE, a fim de contribuir para que a gestão petista consiga avançar com planos diplomáticos e relacionados à defesa nacional, atribuição do colegiado. Na Câmara, há também disputa para que o PT fique com a comissão de mesmo tema.

O grupo é composto pela ativista pelos direitos humanos Oleksandra Drik, integrante do Centro de Liberdades Civis (CCL); pelo profesposor de política comparada da Universidade de Kiev, Olexiy Haran; pela diretora do departamento de cooperação internacional da Câmara de Comércio e Indústria da Ucrânia, Anna Liubyma; e pelo reverendo Ihor Shaban, chefe da comissão para o diálogo Inter-religioso e assuntos ecumênicos da Igreja Greco-Católica Ucraniana. O CCL dirigido por Oleksandra Drik foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 2022.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE