Itamaraty

Brasil está aberto a receber expulsos da Nicarágua, diz embaixador na ONU

A declaração foi dada pelo representante do Brasil na ONU, Tovar da Silva Nunes, nesta terça (7/3). Daniel Ortega, presidente da Nicarágua, expulsou e retirou a nacionalidade de mais de 300 pessoas no último mês

Victor Correia
postado em 07/03/2023 13:17 / atualizado em 07/03/2023 13:17
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Representante permanente do Brasil na ONU, o embaixador Tovar da Silva Nunes declarou que o Brasil está aberto a receber cidadãos da Nicarágua que perderam sua nacionalidade e foram expulsos do país por decisão do presidente Daniel Ortega. A afirmação foi feita durante reunião do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, Suíça, nesta terça-feira (7/3).

“Reafirmando seu compromisso humanitário com a proteção dos apátridas e com a redução da apatridia, o governo brasileiro se coloca à disposição para acolher as pessoas afetadas por esta decisão, nos termos do estatuto especial previsto na Lei da Migração Brasileira”, disse o embaixador.

No mês passado, o governo de Ortega acusou pelo menos 316 cidadãos de “traidores da pátria”, revogou suas nacionalidades e os expulsou da Nicarágua. Alguns tiveram ainda seus bens confiscados pelo Estado. Ortega, sua vice, Rosario Murillo, e outras instituições da Nicarágua são acusados pela comunidade internacional de crimes contra a humanidade.

Carta conjunta

A fala do representante brasileiro na ONU ocorre após críticas ao Brasil por não ter assinado carta conjunta de 55 países para denunciar os crimes cometidos pelo presidente nicaraguense. Na avaliação do embaixador, as medidas da comunidade internacional para pressionar Ortega não surtem efeitos políticos e podem acirrar a repressão no país.

“O governo brasileiro acompanha os acontecimentos na Nicarágua com a máxima atenção e se preocupa com os relatos de graves violações dos direitos humanos e restrições ao espaço democrático naquele país. Em particular, execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos”, afirmou Tovar da Silva Nunes. “O Brasil está pronto para explorar formas de abordar essa situação de forma construtiva, em diálogo com o governo na Nicarágua e todos os atores relevantes”, completou.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE