Bolsa Família

Ministro defende que Bolsa Família não seja empecilho para trabalho formal

Segundo o deputado Danilo Forte, em 11 estados brasileiros há mais beneficiários do programa social do que trabalhadores com carteira assinada

Taísa Medeiros
Rafaela Gonçalves
postado em 07/03/2023 14:25
 (crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
(crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância de firmar contratos setoriais para que o recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família, não sejam um empecilho para o emprego formal. “A gente tem constatado que, ao propor a contratação formal, temos resistência das pessoas por estarem no cadastro do Bolsa Família”, afirmou o ministro, citando como exemplo os contratos temporários durante a safra. A declaração foi dada em almoço da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE).

Marinho sugeriu um processo de rastreio da contratação formal, para que as famílias não se prejudiquem. “Precisamos firmar um contrato com setor empresarial e trabalhadores, para que o trabalhador, ao assinar contrato de trabalho, não saia do cadastro e sim interrompa pagamento do Bolsa Família. E o ministério, no momento que encerrar o contrato, volte a pagar o benefício”, propôs. “Esse é o desafio que queremos implementar e queremos a ajuda dos senhores no processo de formação de opinião”, acrescentou.

A frente parlamentar, grupo multipartidário, é destinada ao debate de assuntos de interesse da classe empreendedora. O presidente do grupo, deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), informou que, devido à relevância do tema, os próximos quatro encontros serão dedicados à discussão sobre a reforma tributária.

No dia 4 de abril, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participará da reunião da Frente.

Nesta última segunda-feira (6/3), os membros da Frente estiveram reunidos com Haddad em conjunto com os parlamentares membros do Grupo de Trabalho (GT) que discute a reforma. “De acordo com toda a logística implantada é para (a reforma) ser votada em maio”, disse Bertaiolli.

Na presença do ministro, o deputado federal Danilo Forte (União-CE) destacou a preocupação com o combate ao desemprego e desenvolvimento econômico. 

“O Brasil passa por uma crise muito grande, diante da perspectiva inflacionária. Estamos tendo uma contradição grande hoje, onde em 11 estados temos mais gente inscrita nos programas sociais do que trabalhando com carteira assinada. Muita gente deixa de trabalhar por conta da concorrência do benefício social. Para não perder o benefício prefere trabalhar sem carteira assinada, e com isso as empresas vão perdendo a competitividade. Isso afeta também na produtividade, um trabalhador sendo mal remunerado também não tem toda a energia e vontade de uma eficiência na sua produtividade”, avaliou o deputado.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE