PARTIDOS

Michelle Bolsonaro assume presidência do PL Mulher com lançamento de programa

O evento foi marcado por uma possível entrada da ex-primeira-dama no cenário político e pouco espaço para falas femininas nos pronunciamentos

Tainá Andrade
postado em 21/03/2023 14:41 / atualizado em 21/03/2023 14:42
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

No evento do Partido Liberal, que ocorreu nesta terça-feira (21/3), para passar a presidência do PL Mulheres à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto, declarou que a intenção é trabalhar para o equilíbrio do sexo feminino na política. Por isso, junto com a passagem de bastão, foi lançado o programa Mulher que Faz Acontecer.

No programa, a intenção da legenda é reunir mulheres brasileiras que atuam em ações que impactam a vida de pessoas pelo Brasil. A ideia é que elas inscrevam  trabalhos para serem analisados pelas diretoras regionais de cada PL Mulher fazer a curadoria e repassarem à nova presidente.

Nesse sentido, Michelle prometeu percorrer o Brasil para verificar as necessidades regionais. "Vou percorrer todo o Brasil para ver pessoalmente cada necessidade de cada município e estado", garantiu.

"O PL é o partido que mais valoriza a mulher e juntas vamos ser esse canal para incentivar e valorizar a participação da mulher na política. É a nossa presença nela que via fazer com que nós, mulheres, deixaremos de ser o lado mais vulnerável da sociedade", afirmou em seu discurso, que ganhou um tom de campanha.

O evento, como a própria Michelle falou, marcou a entrada da ex-primeira-dama no cenário político. Junto ao PL, ela poderá trabalhar um possível lançamento de seu nome para as eleições. Pessoas próximas a ela disseram à reportagem que ela está “deixando as coisas acontecerem” para avaliar se entrará na política.

Durante o pronunciamento, Michelle se mostrou com desenvoltura. Seu discurso fugiu à formalidade, ela desceu do palco para falar diretamente com uma pastora. Além disso, aproveitou a fala para enviar indiretas ao caso dos diamantes que está envolvida. Repetiu a palavra joia ao menos três vezes. “Vocês [mulheres] são verdadeiras joias preciosas”, alfinetou.

Mulheres em segundo plano

Apesar de o evento contar com a presença de diversas deputadas e senadoras do partido, delas subirem no palco e ser direcionado às mulheres, a única que se pronunciou, além da homenageada, foi a deputada federal Soraya Santos (PL-RJ), que estava deixando a presidência do PL Mulher.

Em seu discurso, a parlamentar aproveitou para enviar alguns recados a Valdemar Costa Neto. “Não se muda uma sociedade só com a presença feminina, temos que ter homens que tenham coragem de estar lado a lado com os homens. Espero que o partido siga o exemplo que a Adriane implementou no Rio Grande do Sul, lá 50% dos diretórios são presididos por mulheres”, comentou.

Ela falou após as declarações do presidente do Partido Liberal, do governador Jorginho Melo (PL-SC) e do presidente da sigla na Câmara dos Deputados, Altineu Côrtes (PL-RJ). Em uma fala mais longa que os outros, ela chamou atenção para a prioridade aos homens no evento e que a mulher ganha a fama de falar muito. Além disso, elogiou o poder de mobilização de Michelle por meio das causas sociais que defende.

“A gente tem que entender o que significa mulher na política. Todos os países que tem menos desigualdade tem mulheres em todos os espaços da sociedade. A mulher na política não se move pelo poder, mas por causas”, disse Soraya.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE