cerimônia

Em evento, Bolsonaro evita citar apoio a possível candidatura de Michelle

Michelle Bolsonaro discursa ao assumir comando do PL Mulher: "A única joia aqui presente são vocês"

Tainá Andrade
postado em 22/03/2023 03:55
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro assumiu, ontem, a presidência do PL Mulher, num evento em Brasília. No discurso, a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro aproveitou para ironizar o caso das joias presenteadas pela Arábia Saudita e retidas pela Receita Federal.

"Hoje, a única joia aqui presente são vocês", afirmou. Ao descer do palco e dirigir a palavra a uma pastora e depois às mulheres da plateia, emendou: "Vocês (mulheres) são verdadeiras joias preciosas". Completou dizendo que "mulher virtuosa é mais preciosa que pedras preciosas".

Em 2021, o governo Bolsonaro tentou entrar no país com as joias — colar, anel, relógio e brincos de diamantes —, avaliadas em cerca de R$ 16,5 milhões, sem declarar à Receita Federal. O pacoto acabou retido no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

No evento de ontem, em um tom de campanha, Michelle ressaltou que vai percorrer o Brasil "para ver pessoalmente cada necessidade de cada município e estado".

A turnê ocorrerá por meio do programa Mulher que Faz Acontecer, lançado na cerimônia, que tem a proposta de encontrar mulheres no Brasil que estejam transformando vidas por meio de atividades com a comunidade. A ideia é que elas inscrevam os trabalhos para serem analisados pelas diretoras regionais de cada PL Mulher.

Michelle afirmou que a função será desafiadora. Destacou que as mulheres têm protagonismo na Bíblia, mas são subjugadas pela sociedade. E garantiu que o PL é um lugar de incentivo para todas elas. Por isso, fez um convite para suas seguidoras se filiarem.

Conforme enfatizou, as mulheres conseguem conciliar os papéis de mãe e de profissional. "O PL é o partido que mais valoriza a mulher, e juntas vamos ser esse canal para incentivar e valorizar a participação da mulher na política", pregou. "É a nossa presença nela que vai fazer com que nós, mulheres, deixaremos de ser o lado mais vulnerável da sociedade." Ao final, repetiu o slogan usado pelo marido: "Pátria, família e liberdade".

Homens à frente

Apesar de o evento ser direcionado ao público feminino e as parlamentares do partido estarem em grande volume no palco, o cerimonial organizou o ato com o discurso de cinco homens: o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto; o líder do PL na Câmara, Altineu Cortes (RJ); o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello; e o senador Magno Malta (ES), além de Bolsonaro, que participou ao vivo, por meio de vídeo.

O primeiro a falar foi o ex-presidente, direto dos Estados Unidos, onde está desde o fim de dezembro. Ele se emocionou ao dizer que sua vontade era de estar presente. Falou sobre liberdade e mencionou que o PL Mulher traz esperança. "Esperança num momento tão difícil do Brasil. Como sempre dizíamos, nada é mais importante que a nossa liberdade", declarou (leia mais na reportagem abaixo).

Todos os cinco falaram antes de Michelle, que ouviu uma única palavra de outra mulher, a ex-presidente do PL Mulher Soraya Santos (RJ). Em uma fala mais longa que os outros, a deputada federal chamou a atenção para a prioridade aos homens no evento e que a mulher ganha a fama de falar muito. Além disso, elogiou o poder de mobilização da ex-primeira-dama por meio das causas sociais que defende.

Soraya ainda mandou recados ao presidente da legenda. "Espero que o partido siga o exemplo que a Adriane implementou no Rio Grande do Sul. Lá, 50% dos diretórios são presididos por mulheres", comentou.

Filhos do ex-presidente, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) estiverem presentes à cerimônia.

Bolsonaro participa do evento

Na participação de ontem, o ex-presidente Jair Bolsonaro, sem citar se apoia ou não uma eventual candidatura de Michelle Bolsonaro para qualquer cargo eletivo — uma ambição que tem sido alimentada abertamente pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto —, afirmou que será importante que o PL Mulher possa reforçar o partido. "Que nada suba à cabeça de nenhum de nós, que o ego fique para trás", disse.

Nos bastidores, é sabido da resistência de Bolsonaro em ver Michelle como candidata. Os filhos de Bolsonaro, como Flávio e Eduardo, têm dito que não conversam sobre o assunto com o pai ou Michelle e que essa possibilidade será uma decisão dela.

"Obviamente que eu gostaria de estar presencialmente neste evento, ao lado de minha esposa e minha família", ressaltou Bolsonaro. "Mas a vida faz momentos felizes e tristes, e tudo passa a ser ensinamento para nós."

Ele citou o pai, dizendo que "liberdade e água de poço só se dá valor quando se perde". "Apesar da distância, estou muito feliz de poder participar desse momento. Um abraço nos homens e um beijo nas mulheres."

Michelle pediu a todos que cantassem parabéns a Bolsonaro, que faz 68 anos ontem. A ex-primeira-dama agradeceu a Valdemar Costa Neto por sua nomeação. "Darei o melhor de mim para o crescimento do efetivo da participação da mulher na política brasileira."

Com imagens de tons rosa espalhadas pelo salão da Hípica Hall, local de eventos em Brasília, o PL recebeu a cúpula bolsonarista para prestigiar o evento.

Flávio e Eduardo Bolsonaro marcaram presença, além de nomes da cúpula bolsonarista, como a senadora Damares Alves e os deputados Jorge Seif e Mario Frias.

Eduardo achou espaço para fazer uma piada no palco, citando o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), que estava presente. "O deputado Nikolas vai definir agora o que é uma mulher", disse para a plateia, que riu.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

CONTINUE LENDO SOBRE