Suprema Corte

Lula elogia Zanin mas diz que indicação de ministro ao STF será "solitária"

"Eu não tenho compromisso com amigo meu, gente do meu partido, com advogado. Eu vou indicar uma pessoa que eu ache que vai ser útil para o Brasil", disse o presidente Lula

Ingrid Soares
postado em 21/03/2023 15:15 / atualizado em 21/03/2023 17:32
 (crédito: NELSON ALMEIDA)
(crédito: NELSON ALMEIDA)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou, nesta terça-feira (21/3), seu advogado Cristiano Zanin, que tem sido ventilado como um dos cotados à vaga de Ricardo Lewandowski, no Supremo Tribunal Federal (STF), em maio. Porém, Lula destacou não ter decidido quem indicará e que a decisão final será "solitária". 

“Eu não sei quem vou indicar, eu não tenho compromisso oficial com ninguém, com ninguém. Então, é um problema meu. No dia em que eu tiver que tomar a decisão, eu vou sentar sozinho, tomar a minha decisão e mandar o nome para o Senado. Eu não tenho compromisso com amigo meu, gente do meu partido, com advogado. Eu vou indicar uma pessoa que eu ache que vai ser útil para o Brasil”, afirmou em entrevista à TV 247.

Lula disse que Zanin foi a “grande revelação jurídica nesses últimos anos” e terminou sendo “uma revelação extraordinária”. O presidente também elogiou o trabalho feito na sua defesa durante a operação Lava-Jato. “Ele fez muitas coisas que outros advogados não fariam porque não acreditavam naquilo. Mesmo o habeas corpus, muita gente não queria que eu entrasse, depois queriam que eu tivesse acordo, ir para casa com tornozeleira.”

O petista alegou ainda que os indicados por ele em gestões anteriores não eram aliados e que os indicaria novamente.

“É responsabilidade do presidente da República indicar um ministro da Suprema Corte para que o Senado possa validar ou não. É assim, sempre foi assim. Eu indiquei seis no outro mandato. Não indiquei nenhum amigo meu, todos que eu indiquei, se tivesse que indicar hoje e eu tivesse a mesma informação que eu tinha na época, indicaria outra vez, porque eu não vou indicar um ministro por ser meu amigo. Não quero indicar um ministro para fazer coisa para mim. Quero indicar um ministro do STF que seja uma figura competente do ponto de vista jurídico e que esse cidadão exista lá para fazer com que a Constituição seja respeitada. Não quero um amigo. Não quero alguém do PT, quero alguém que seja competente”, disse.

Outras indicações

Ele lembrou ainda que, além da vaga de Lewandowski, a ministra Rosa Weber também se aposenta durante o seu mandato. “Tenho que indicar dois, e se possível até três [ministros[. Então, vamos ver”. Sobre a indicação para a Procuradoria-Geral da República (PGR), Lula afirmou que não escolherá pela lista tríplice por “irresponsabilidade” da força-tarefa do Paraná.

“A única coisa que eu tenho certeza é que eu não vou escolher mais lista tríplice. Segundo o presidente, a força-tarefa prejudicou a imagem do Ministério Público Federal (MPF).

“E o MPF tem que saber que eu não vou escolher por irresponsabilidade da força-tarefa do Paraná, que foi moleque, que prejudicou a imagem do MPF, aliás, quase destruíram a imagem da seriedade do Ministério Público. Um bando de moleque irresponsável. Eles jogaram fora uma coisa que só eu tinha feito”, emendou.

“Eu vou pensar muito em quem vou indicar, eu não tenho ninguém em vista ainda, eu tenho muitos nomes que as pessoas me falam. Vou levar muito em conta na indicação. Não vou indicar ninguém que seja meu amigo, é importante dizer que eu não quero indicar ninguém para fazer benefício para mim. Quero indicar as pessoas para fazer benefício, o correto para a sociedade brasileira. E eu vou indicar uma pessoa boa”, reforçou.

Lula concluiu dizendo que voltará a debater sobre um mandato para os ministros do STF.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE