Poder

Bolsonaro é confirmado em evento de extrema-direita em Portugal

O líder do partido Chega confirmou a presença de Bolsonaro no evento. O país europeu enfrenta um forte crescimento da extrema-direita, impulsionado, principalmente, por discursos contra imigrantes

Luana Patriolino
Vicente Nunes - Correspondente em Portugal
postado em 08/04/2023 17:23
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Líder do Chega, o partido de extrema-direita de Portugal, André Ventura, anunciou que o ex-presidente Jair Bolsonaro e o vice-primeiro-ministro da Itália, Matteo Salvini, confirmaram presença em evento marcado para maio, em Lisboa. A meta, afirma Ventura, é transformar Portugal num dos centros mundiais da ultradireita contra o socialismo.


Diz ele em vídeo: “A presença de Jair Bolsonaro, de Matteo Salvini e de muitos outros dirigentes da direita europeia marca Lisboa como um dos novos centros da direita mais forte da Europa e uma das referências mundiais da luta contra o socialismo”.


Bolsonaro desembarcará em Lisboa semanas depois da passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Portugal. Enquanto esteve na Presidência da República, ele nunca visitou o país europeu. E fez várias malcriações ao presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.

André Ventura diz que o objetivo do evento é fazer de Lisboa o centro europeu contra o pensamento de esquerda, que, no entender dele, faz mal à sociedade.  "Vamos criar um evento com o objetivo ambicioso de ser um polo, uma alternativa à Conferência Conservadora que ocorre todos os anos nos EUA", afirmou.

Apoio à extrema-direita quase dobra em Portugal 

Dados de uma pesquisa sobre intenção de votos nos principais partidos políticos de Portugal mostram crescimento impressionante do Chega, legenda de extrema-direita que já é a terceira força da Assembleia da República, com uma bancada de 12 deputados.

Segundo o levantamento, realizado pelo Instituto Intercampus para um grupo de jornais, as intenções de votos no partido de ultradireita saltou de 7,2%, há um ano, para 13,5%, ou seja, quase dobrou. Esse aumento confirma que o discurso inflamado do deputado André Ventura, presidente do Chega, está ecoando entre os portugueses.

Ventura ataca a imigração, que cresce sem parar em Portugal, puxada pelos brasileiros, com discursos xenófobos, e prega o conservadorismo, seguindo a mesma estratégia populista que levou Jair Bolsonaro à presidência do Brasil e Donald Trump ao comando dos Estados Unidos — os dois não foram reeleitos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE