JOIAS SAUDITAS

Michelle admite ter recebido outro pacote de joias que entrou de forma ilegal no país

De passagem pela Câmara dos Deputados para evento da liderança do PL nesta terça-feira (25/4), a ex-primeira-dama, que até o momento negava ter conhecimento em relação aos presentes milionários dos sauditas, confirmou ter recebido segundo kit

Correio Braziliense
postado em 25/04/2023 18:46 / atualizado em 25/04/2023 18:49
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

De passagem na Câmara dos Deputados para evento da liderança do PL nesta terça-feira (25/4), a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que há um mês assumiu a presidência do PL Mulher em meio à crise das joias das Arábias, conversou com jornalistas e, ao ser questionada pela imprensa a respeito do depoimento de uma funcionária do Gabinete Adjunto de Documentação Histórica (GADH) que atuava no setor durante a gestão Bolsonaro, mudou sua versão a respeito do caso.

No depoimento, a mulher afirmou à Polícia Federal, que a então primeira-dama recebeu os itens em 29 de novembro de 2022. Michelle tentou argumentar que, quando informou ter desconhecimento sobre os presentes milionários, se referia apenas aos itens avaliados em cerca de R$ 16,5 milhões e que ficaram retidos na alfândega de Guarulhos, quando a comitiva do governo Bolsonaro tentou entrar no Brasil sem declarar os itens à Receita Federal.

De acordo com a mulher de Bolsonaro, seu desconhecimento não incluiria "joias masculinas", apenas as femininas. "Essas joias que chegaram no Alvorada foram as masculinas. Então, estão me associando ao primeiro caso (do conjunto de diamantes apreendido pela Receita Federal), quando eu falei que não sabia, e não sei mesmo, tanto que essas joias continuam apreendidas, e essa, do Alvorada, está na Caixa Econômica Federal. O que que eu tenho a ver com isso?”, questionou Michelle, ao ser abordada por jornalistas.

Ao ser questionada sobre a ilegalidade da entrada das joias no Brasil, Michelle acabou admitindo que teve a posse do segundo pacote. "Foi tudo feito pelo trâmite administrativo. Eu não (recebi em mãos). Ela (a caixa joias) estava no Alvorada. Ela é passada pela administração. Ela estava no Alvorada. Eu morava onde? No alvorada", afirmou a ex-primeira-dama.

As joias só foram entregues às autoridades após determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou à Caixa Econômica Federal as joias que recebeu de presente da Arábia Saudita, em 2021. O acervo inclui um relógio, caneta, abotoaduras, anel e um tipo de rosário, todos da marca suíça de diamantes Chopard.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE