CONGRESSO

PL das Fake News: Dino diz que big techs tentam manipular a população

Desde segunda-feira (1º/5), o Google exibe uma mensagem contra o projeto de lei. Ministério da Justiça notificou a empresa

Luana Patriolino
postado em 02/05/2023 13:53 / atualizado em 02/05/2023 13:54
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O ministro da Justiça, Flávio Dino, disse nesta terça-feira (2/5), que a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), notificou o Google para que a empresa explique sobre o mecanismo de busca da sua página inicial a respeito do projeto de lei das Fake News. Segundo o chefe da pasta, as big techs tentaram 'censurar' e 'manipular' o debate sobre a proposta.

Ele destacou que o trâmite da matéria ocorria de dentro da normalidade na Câmara dos Deputados, “até que nesse final de semana houve uma profusão de estudos mostrando uma tentativa de censurar o debate, por intermédio de atuações atípicas de empresas que têm interesses próprios e econômicos”, disse em coletiva de imprensa.

“Nosso objetivo é proteger os consumidores e combater a censura privada”, afirmou em coletiva de imprensa. “A regulação não é uma proposta do governo, é uma exigência do nosso tempo. Não só é amparada pela Constituição, mas exigida pela Constituição”, acrescentou.

Segundo Dino, a Senacom reuniu indícios de que as plataformas estariam “manipulando seus próprios termos de uso para privilegiar aquilo que lhes convêm, em detrimento de outras vozes”. “Há uma tentativa de inverter os termos do debate, como se nós estivéssemos tentando censurar, mas estamos vendo uma censura privada”, destacou o ministro.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE