Congresso

Lira: PL das fake news só irá a votação se houver votos suficientes

Apesar de estar previsto na pauta da sessão plenária desta terça-feira, o presidente da Câmara dos Deputados admite probabilidade de adiamento da votação. "Vou pegar o levantamento das lideranças", disse

Taísa Medeiros
postado em 02/05/2023 18:13
 (crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
(crédito: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

Ao chegar na Câmara dos Deputados nesta terça-feira (2/5), o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL) afirmou que há chance de adiamento da votação do PL das Fake News, previsto na pauta da sessão plenária que iniciará às 18 horas. Caso o levantamento de votos feito pelas lideranças partidárias indique que não há apoio suficiente para a aprovação do PL, o presidente optará por ganhar mais dias para a discussão da proposta.

“Eu vou pegar o levantamento das lideranças partidárias agora. Eu não tenho ainda uma realidade de votos. Eles ficaram de conversar com suas deputadas e deputados para agora, a partir das 17h, ter uma realidade sobre o placar desse projeto. (...) Se tiver voto suficiente, é claro que vamos votar; se não tiver, meu intuito é que não vote hoje”, afirmou o deputado.

 A oposição tem se movimentado contra a aprovação da proposta, em especial os deputados vinculados à Frente Parlamentar Evangélica. “Nesses últimos quatro dias, muitos aplausos e muitas críticas. Se isso vai mexer com você ou não, é o seu direito de até nos criticar. É o direito à liberdade. Qualquer um desses deputados têm sua alma aferida por alguma fake news por aí, mas eu entendi que algumas fake news são menos significantes do que a nossa luta pela liberdade da nação”, disse o presidente do grupo, deputado Eli Borges (PL-TO).

A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada, por 238 a 192, a urgência para a votação do PL. O requerimento para a tramitação mais rápida passou sobretudo porque o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), fez uso do Regimento Interno e frustrou a pressão da oposição ao governo — sob a liderança do PL — contra o texto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE