Articulação

Buscando melhor relação com Congresso, Lula se reúne com senadores

Estava programada uma reunião similar com líderes da Câmara, que, no entanto acabou cancelada; mais cedo chefe do Executivo se encontrou com Arthur Lira (PP-AL)

Ândrea Malcher
postado em 05/06/2023 22:57
 (crédito:  Ed Alves/CB/DA.Press)
(crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, na noite desta segunda-feira (5/6), com oito senadores de cinco partidos. O encontro, que também contou com a presença do ministro Alexandre Padilha, chefe da Secretaria de Relações Institucionais, foi convocado pela manhã em uma tentativa de melhoria nas relações entre o Planalto e o Congresso Nacional.

Segundo informações do Palácio do Planalto, estavam presentes o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP).

Entre os líderes partidários no Senado estão Fabiano Contarato (PT-ES); Otto Alencar (PSD-BA); Jorge Kajuru (PSB-GO); Izalci Lucas (PSDB-DF); Marcelo Castro (MDB-PI), vice-líder do partido; e Renan Calheiros (MDB-AL). O único partido com representante na reunião, mas que não compõe a base do governo, é o PSDB.

Era previsto que o chefe do Executivo também se reunisse com líderes partidários da Câmara dos Deputados, no entanto, o líder do governo na Casa, José Guimarães (PT-CE), informou que foi cancelado por “motivos de agenda” de Lula.

Mais cedo, o presidente se encontrou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reforçando a mobilização para uma melhor articulação. Em entrevista para a CNN Brasil, Lira defendeu a participação maior de Lula para uma base mais sólida.

“O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que dentre todas essas articulações o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”, disse o parlamentar.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação