Japão

Itamaraty presta solidariedade ao Japão e reforça suporte a brasileiros

Governo brasileiro lamentou terremoto que atingiu o arquipélago do país asiático no primeiro dia de 2024 e reforçou os contatos de assistência aos brasileiros na região afetada

Terremoto no Japão: Ishikawa foi uma das regiões afetadas -  (crédito: Yusuke FUKUHARA / Yomiuri Shimbun / AFP)
Terremoto no Japão: Ishikawa foi uma das regiões afetadas - (crédito: Yusuke FUKUHARA / Yomiuri Shimbun / AFP)
postado em 01/01/2024 16:53 / atualizado em 01/01/2024 16:59

O Ministério das Relações Exteriores expressou, nesta segunda-feira (1/1), por meio de nota, a solidariedade do governo brasileiro ao povo japonês e reforçou a assistência aos cidadãos brasileiros que vivem na região afetada. Os tremores que afetaram o centro-norte do país às 4h10 no horário de Brasília (16h10 hora local), desta segunda-feira, atingiram a magnitude de 7,6 na escala Richter, ocasionaram, até o momento, uma morte, sem registros de brasileiros, e já desabrigou pelo menos 97 mil.

“O governo brasileiro expressa solidariedade ao governo e ao povo do Japão pelas vítimas, pessoas afetadas e danos causados pelo forte terremoto que atingiu o país nesta segunda-feira, 1º de janeiro. Não há, até o momento, notícia de brasileiros mortos ou feridos”, disse o Itamaraty em nota.

O Itamaraty anunciou que já está em contato com as autoridades japonesas e com as missões diplomáticas do Brasil no país para prestar assistência aos nacionais nas regiões afetadas. O país asiático abriga a quinta maior comunidade de brasileiros no exterior, com mais de 206 mil brasileiros, o que faz dos nossos nacionais a quarta maior comunidade de imigrantes no país do extremo oriente.

No terremoto, como o país é um dos mais preparados para essas ocorrências, mesmo com a intensidade do tremor e os estragos causados, o número de vítimas registrado foi menor se comparado com ocorrências da mesma intensidade ao redor do mundo. Mas o grande risco que o país enfrenta agora é ser afetado pelos tsunamis.

Logo após o tremor uma mensagem de alerta apareceu em todas as televisões do país falando sobre o risco e pedindo para os moradores das regiões afetadas evacuarem imediatamente suas casas. Os alertas dos sistemas sismológicos do Japão apontaram para o risco de tsunami em pelo menos cinco regiões do país próximas de Ishikawa, epicentro do tremor.

O governo brasileiro reforçou os contatos telefônicos dos plantões consulares no país: no Consulado-Geral em Nagóia (080-8255-2410) e no de Tóquio (090-6949-5328) que estão em plantão para atender os brasileiros em situações de emergência. Além dos números locais, o plantão consular geral do Itamaraty, no Brasil, também pode ser contatado pelo telefone +55 (61) 98260-0610.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->