INQUÉRITO

Bolsonaro não "importunou" baleia, conclui Polícia Federal em inquérito

Delegado do caso vê "conduta inadequada", mas entende que não existe crime ambiental a ser punido

 Bolsonaro -  (crédito:  EVARISTO SA / AFP)
Bolsonaro - (crédito: EVARISTO SA / AFP)
postado em 27/03/2024 13:34

A Polícia Federal decidiu não indiciar o ex-presidente Jair Bolsonaro em um inquérito que apurava a suposta importunação de uma baleia jubarte no litoral de São Paulo. A investigação tinha como foco possível crime ambiental. Mas para os investigadores, o ex-presidente não cometeu crime.

O ato ocorreu em São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, no ano passado. O inquérito foi aberto para avaliar se foi violada a lei que proíbe a pesca ou o "molestamento intencional" de baleias. Em vídeos compartilhados pelas redes sociais, Bolsonaro aparece com uma moto aquática com motor ligado próximo ao mamífero.

O inquérito apontava que o condutor da moto aquática aparece em uma distância inadequada. "Atribui-se a identidade desta pessoa, supostamente, ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro", diz um trecho do relatório policial. A investigação foi aberta ainda no ano passado, pouco depois dos fatos virem a público.

O delegado responsável pela investigação, Breno Adami Zandonadi, destacou, no relatório, que por mais que “as condutas dos investigados se mostraram inadequadas”, as provas dos autos “não chegaram a efetivamente representar os intencionais molestamentos previstos no tipo penal”. O documento foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF), que avalia se oferece ou não denúncia sobre o caso. Também podem ser solicitadas diligências adicionais.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação