DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS

Tebet apresenta projeto de diretrizes orçamentárias de 2025

Congresso tem de aprovar texto até 30 de junho, se quiser recesso em julho; Ministério da Fazenda avalia ajuste na meta fiscal para 2025, com resultado primário mais realista

Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil apresentou projeto de diretrizes orçamentárias e Congresso tem até dia 30 de junho para aprovar  -  (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil )
Ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil apresentou projeto de diretrizes orçamentárias e Congresso tem até dia 30 de junho para aprovar - (crédito: Valter Campanato/Agência Brasil )
postado em 15/04/2024 13:41

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, apresenta, nesta segunda-feira (15/4), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025. A matéria baliza os gastos dos recursos ao longo do ano.

A matéria precisa ser aprovada até o dia 30 de junho para que os parlamentares possam sair em recesso formal em julho.

Ainda paira dúvidas sobre o valor do déficit fiscal projetado pelo governo. O arcabouço fiscal, aprovado no ano passado, estimava um superávit de 0,5%. O Boletim Focus, do Banco Central, projetou, no dia 5 de abril, um déficit de 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB).

A expectativa é de que o governo enfrente dificuldades de arrecadação no próximo ano, com o fim de receitas extraordinárias que estão entrando no caixa este ano e não se repetirão em 2025, como a regularização de fundos exclusivos e de offshores (empresas de investimentos no exterior).

A equipe econômica avalia um ajuste na meta fiscal para 2025, com um resultado primário mais realista. Reconhecendo as dificuldades em avançar na agenda econômica diante do cenário político fragmentado das eleições municipais, Haddad, lançou a possibilidade de redução da meta de superávit primário, dos 0,5% do PIB, para algo em torno de 0,25%.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação